Consultor Jurídico

Notícias

Olho no olho

Senado aprova proposta que torna obrigatórias audiências de custódia

Comentários de leitores

6 comentários

prisão ilegal deve ser relaxada

ederotx (Procurador do Município)

perda de tempo??? gostaria de parabenizar o senado (o que faço muito raramente) pois é comum que DELEGADOS e outros agentes policiais abusando da autoridade que lhes cabem, torturam os provisoriamente detidos, alem de forjarem provas e confissões.
Alem disso, em noticia recente pela folha, indica que mais 2.000 prisões ILEGAIS foram relaxadas.. ora qual o problema de o juiz e a defesa analisar a legalidade das prisões, albergando as garantias constitucionais? pois se o preso em flagrante deve ficar preso... deve o juiz (AUTORIDADE COMPETENTE) converter o flagrante em prisão preventiva...e não uma mera autoridade policial, ainda mais que o inquérito policial é puramente inquisitivo, ou seja, não possui o acusado, ampla defesa e demais direitos garantidos.

Então não sobre-existe qualquer razão para que pudermos rechaçar a audiência de custodia...com respeito dos que pensam em contrário, mas suas justificativas demonstram total incoerência em um REGIME DEMOCRÁTICO DE DIREITO, pois as agentes policiais não estão acima da lei....

"O crime não compensa".

Massaneiro (Outros - Criminal)

A audiência de custódia é o maior símbolo da profunda degeneração moral por que passa nosso país. Ocorrido um crime, o primeiro a ser investigado NÃO é o criminoso, mas o POLICIAL que, arriscando sua vida, efetuou a prisão do delinquente.
Se havia alguma dúvida, não há mais: o crime compensa. Muito.

perda de tempo

Ribas do Rio Pardo (Delegado de Polícia Estadual)

O ideal seria em casos simples que estivessem presentes os indícios de autoria e materialidade e não se fizesse necessário mais nenhuma diligência que ao menos se recebesse a denuncia. Em caso de crimes graves, como roubo e prisão em flagrante que se intimasse as vitimas para audiência de custódia ao menos para reconhecimento e oitiva sucinta, de forma acelerar o processo. Mais existir a possibilidade do Ministério Público propor pena neste momento que se aceita pelo indiciado poderia ser homologada pelo juiz, acelerando em muito a persecução penal, pondo fim as prisões preventivas, oportunizando a liberdade mediante certas garantias, como prazo para apresentar comprovante de emprego, e pondo fim aos processo que percorrem os Tribunais por anos. Diminuiria a sensação de impunidade, em especial das vitimas, afastando a galopante vingança privada cada vez mais presente no nosso dia a dia, e serviria para diminuir a lotação dos presídios, diminuiria a influência do crime organizado em relação aos presos provisórios que passaria a ser minoria e exceção. Poria fim aos recursos meramente protelatórios, etc.

Justiça criminosa....

Pek Cop (Outros)

Quando os papéis se invertem e a polícia persegue com prisões ilegais, intrujando drogas, armas, armando crimes, torturas, coações devem ser punidos exemplarmente. Quanto mais se confia na justiça pior é o descaso, penso que estou a muito sendo perseguido e com essa nova Lei e provas vou procurar a Corregedoria se minha defensora não tiver resposta adequada do TJ!!!!

audiência ridícula, pois não se pode usar a prova

analucia (Bacharel - Família)

audiência ridícula, pois não se pode usar a prova na instrução, gera apenas despesa e protege bandido em vez da vítima

Audiências

O IDEÓLOGO (Outros)

Serão ouvidos, inutilmente, os réus confessos.
A Democracia é usada para ratificação de condutas criminosas.
Os nossos intelectuais ainda presos ao medo da Ditadura, que brevemente será instalada.

Comentar

Comentários encerrados em 8/12/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.