Posições divergentes

Ex-presidente da OAB-PA pede que sua foto seja retirada da galeria de honra

Autor

23 de março de 2016, 16h13

A seccional paraense da Ordem dos Advogados do Brasil recebeu um pedido inusitado de um de seus ex-presidentes, o advogado Sergio Couto. Ele solicitou à entidade que sua foto seja retirada da galeria de honra da entidade por não concordar com a posição adotada pelos conselheiros federais da seção em relação ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A OAB-PA foi a única a se manifestar contra o impeachment. Também foram contrários ao pedido de impedimento os membros honorários vitalícios do conselho Marcello Lavenère Machado e José Roberto Batochio. Porém, o voto de Batochio não foi computado, pois ele não o declarou presencialmente por estar no exterior.

Reprodução
Ex-presidente da OAB-PA pediu que sua foto seja retirada da galeria de honra por não concordar com o posicionamento da corte contra o impeachment de Dilma.
Reprodução

“Deparo-me com a insólita atitude da bancada do Pará no CFOAB [Conselho Federal da OAB], isolando-se contra a promoção do impeachment da atual presidente da República. Um desrespeito à tradição de luta da instituição pela preservação da moralidade pública. Isso foi a gota d’água para quem participou da histórica caminhada na Esplanada dos Ministérios pelo impedimento do ex-presidente Collor de Melo”, disse o advogado.

Segundo Sergio Couto, que também foi conselheiro federal pela OAB-PA, a entidade “foi moralmente rifada para satisfazer vaidades pessoais, via entrega da direção a grupos comprometidos com a política partidária”. Para o advogado, a seccional paraense da Ordem “mergulhou em um buraco negro de deterioração institucional, nunca antes experimentada”.

O ex-presidente cita como exemplo desse descrédito a intervenção do Conselho Federal na OAB-PA devido a constatação de irregularidades administrativas. “Com todas as vênias, no cenário atual, portanto, cabe-me manifestar por este meio que, no atual cenário, não alimento mais qualquer orgulho em ser homenageado com a permanência de minha fotografia na galeria de honra dos ex-presidentes”, diz Couto.

Clique aqui para ler a carta enviada pelo ex-presidente à OAB-PA.

*Texto alterado às 16h37 do dia 23 de março de 2016 para correção.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!