Era virtual

TJ-RJ implanta processo eletrônico em todas as varas e juizados cíveis

Autor

22 de março de 2016, 16h06

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concluiu, nessa segunda-feira (21/3), a informatização das varas e dos juizados especiais cíveis do estado. O processo, que terminou com a inclusão da comarca de Araruama ao sistema, durou cerca de cinco meses. Nesse período, 373 mil ações foram distribuídas virtualmente.

O processo eletrônico é mais rápido, pois elimina os deslocamentos dos processos, dentro e fora dos fóruns. Além disso, permite o ajuizamento da ação e demais peticionamentos diretamente pela internet, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados. As consultas podem ser feitas de qualquer lugar, sem a necessidade de as partes e advogados irem ao cartório.

Segundo o presidente da Comissão de Gestão da Tecnologia da Informação do TJ-RJ, desembargador Nagib Salab Filho, o processo virtual permite que a corte dê respostas urgentes para todos os tipos de demanda. “Nós atendemos a mais de 16 milhões de pessoas em todo o estado e recebemos três milhões de causas por ano. A informatização obedece inteiramente ao que foi determinado pelo Superior Tribunal de Justiça. São 200 mil advogados que agora têm acesso imediato aos autos do processo”, afirmou. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-RJ.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!