Luto na advocacia

Morre advogado Jair Leonardo Lopes, aos 92 anos, em Minas Gerais

Autor

28 de maio de 2016, 10h10

O advogado e desembargador aposentado Jair Leonardo Lopes morreu nessa sexta-feira (27/5), aos 92 anos, depois de atuar mais de 60 anos no Direito Penal. Ele presidiu a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (1987-1991) e fundou escritório em 1949, inspirando o filho e o neto, os também criminalistas Marcelo Leonardo e Sérgio Leonardo.

O velório teve início na manhã deste sábado (28/5), em Belo Horizonte, e será promovido até as 13h30, no Funeral House (Av. Afonso Pena, 2158, bairro Funcionários).

Reprodução
Jair Leonardo foi presidente da OAB-MG, desembargador e membro de comissão que elaborou anteprojeto do Código Penal.
Reprodução

A idade avançada não foi motivo para Lopes abandonar o Direito. Em abril deste ano, fez sustentação oral em sessão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, sendo aclamado por membros da magistratura e da advocacia.

Nascido no dia 31 de maio de 1924, em Itamarandiba, Jair Leonardo Lopes ingressou nos quadros da OAB mineira em 1950, aos 26 anos. Foi professor, coordenador da Faculdade de Direito da UFMG e integrou a comissão revisora do anteprojeto do Código Penal de 1984, lei em vigor até os dias atuais.

Também foi membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, do Conselho de Defesa da Pessoa Humana, do Instituto de Ciências Penais, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e da Academia Mineira de Letras Acadêmicas, entre outras.

A OAB-MG decretou luto oficial de sete dias. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-MG.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!