Diretor-geral

Dez delegados concorrem a lista para chefia da PF que será levada a Temer

Autor

22 de maio de 2016, 18h05

Dez delegados de Polícia Federal se candidataram para concorrer a uma vaga na lista tríplice para ocupar o cargo de diretor-geral da Polícia Federal que está sendo organizada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). No próximo dia 30 de maio os delegados federais votarão nos nomes para representar a instituição. A divulgação da lista e entrega ao presidente Michel Temer e ao ministro Alexandre de Moraes está prevista para 1º de junho.

A indicação do diretor-geral por lista tríplice é uma das bandeiras da ADPF, prevista na PEC 412/2009, que trata da autonomia da Polícia Federal. Apesar do desejo dos delegados, o sistema atual prevê que a escolha é feita diretamente pela Presidência da República, após o indicado passar pelo crivo do ministro da Justiça — Moraes já declarou à imprensa que manterá o atual diretor-geral, Leandro Daiello, no cargo desde 2011.

A associação defende que o diretor-geral da PF tenha um mandato de três anos,  com a possibilidade de apenas uma recondução. Eles afirmam que esse modelo afasta a possibilidade de destituição do cargo a qualquer tempo e fortalece a instituição contra as interferências políticas. 

A lista com os dez interessados em concorrer ao cargo foi finalizada na sexta-feira (20/5). Minas Gerais teve três candidatos, mesmo número de São Paulo. Alagoas, Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso também possuem candidatos ao cargo. Com informações da Assessoria de Imprensa da ADPF.

Confira a lista com os candidatos:
Rodrigo de Melo Teixeira – MG
Marcelo Eduardo Freitas – MG
Gesival Gomes de Souza – SP
Bergson Toledo Silva – AL
William Nascimento Santos – MG
Erika Mialik Marena – PR
Luiz Carlos de Carvalho Cruz – RJ
José Roberto Sagrado da Hora – SP
Jerry Antunes de Oliveira – SP
Márcio Virgilio de Faria – MT

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!