Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Panorama geral

PMDB e PT são os partidos com maior número de filiados no Brasil

Com 2,3 milhões, o PMDB é o partido com maior número de filiados em todo o país seguido do PT, com 1,5 milhão de filiados, e PSDB, com 1,4 milhão. Os dados são do dia 14 de abril, quando se encerrou o prazo previsto na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995), o prazo final para que partidos políticos comuniquem à Justiça Eleitoral o número consolidado de filiados.

Segundo os números fornecidos pelas agremiações, até 14 de abril havia 16,4 milhões de brasileiros filiados a partidos políticos. Vale lembrar que esse número pode ser alterado, uma vez que novas filiações podem ocorrem a qualquer dia.  Dos partidos com registros mais recentes na Justiça Eleitoral, o Partido da Mulher Brasileira (PMB) alcançou 27 mil filiações, a Rede de Sustentabilidade teve 15,6 mil adesões e o Partido Novo, 2.394. 

São Paulo é o estado com maior número de filiados a partidos políticos, com 3,1 milhões de pessoas. Minas Gerais vem em segundo lugar, com 1,7 milhão, e o Rio Grande do Sul em terceiro, com 1,3 milhão. Em números absolutos, Roraima é o estado com o menor número de adeptos a partidos políticos, com 54,7 mil filiados, seguido pelo Acre, com 72,6 mil, e pelo Amapá, com 88,9 mil. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Revista Consultor Jurídico, 3 de maio de 2016, 12h06

Comentários de leitores

1 comentário

Filiações

O IDEÓLOGO (Outros)

O PT se escora no Estado Socialista. O PMDB se adaptou à estrutura de cargos na administração direta e indireta.

Comentários encerrados em 11/05/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.