Humor censurado

Músicos de MG são condenados por juiz que achou suas sátiras ofensivas

Autor

10 de junho de 2016, 16h05

“Jesus bate em ciganos pela glória de Satã, vende crack no sinal e joga praga com romã.” Este é um trecho de uma das músicas da banda UDR 666 que levou seus integrantes a serem condenados por um juiz de Minas Gerais a prestar serviços comunitários e a pagar multa de quatro salários mínimos por causa das letras de suas músicas.

Reprodução
UDR usa termos chulos e situações incômodas para satirizar preconceitos e hábitos condenados pela sociedade.
Reprodução

Conhecida por músicas como Bonde da Orgias dos Travecos, Bonde do Aleijado, Vômito podraço e Bonde de Jesus, a UDR usa termos chulos e situações incômodas do cotidiano para satirizar preconceitos e hábitos condenados pela sociedade. No entanto, para o juiz Luís Augusto César Pereira Monteiro Barreto Fonseca, da 8ª Vara Criminal de Belo Horizonte (MG), os termos usados e as brincadeiras são ofensivas.

“Existem matérias que devem ser abordadas pelas pessoas de forma mais cuidadosa, em especial em uma coletividade harmônica, pacífica e multicultural, pois como já dito, não existem direitos absolutos”, diz a decisão.

A denúncia foi feita pelo Ministério Público de Minas Gerais, que usou como motivo para pedir a condenação dos integrantes da banda (os músicos MC Carvão e Professor Aquaplay) a divulgação das letras das músicas da UDR na internet.

Para o juiz Luís Fonseca, as músicas são "inadmissíveis", pois incentivam a prática de crimes e a intolerância religiosa. “De fato, a liberdade de expressão, para que seja garantida a manutenção da ordem pública, submete-se a determinados limites que devem ser imperiosamente respeitados. A liberdade de expressão não pode ser utilizada como meio para lesar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem e da dignidade das pessoas, ou para promover a discriminação de qualquer natureza, seja racial, social, de gênero, orientação sexual ou religiosa e, tampouco, para a incitação de crimes.”

Clique aqui para acessar a decisão (com as letras das músicas).

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!