Aplauso internacional

Fausto De Sanctis recebe prêmio de advogados de Nova York

Autor

24 de janeiro de 2016, 13h50

O desembargador federal Fausto De Sanctis, especialista na área de crimes financeiros e famoso por sua atuação em operações de combate à lavagem de dinheiro, receberá nesta segunda-feira (25/1) o prêmio International Section's annual Award for Distinction in International Law and Affairs, concedido pela New York State Bar Association (associação de advogados do Estado de Nova York).

Jeferson Heroico
Conhecido pelas operações satiagraha e castelo de areia, De Sanctis receberá prêmio por esforço contra a corrupção
Jeferson Heroico/Divulgação

O prêmio é um reconhecimento àqueles que contribuíram para o desenvolvimento global do Direito Internacional e do Estado de Direito.

De acordo com a NYSBA, o papel de liderança de De Sanctis em desafiar a corrupção no Brasil é, "sem dúvida, um esforço significativo para desenvolver a aplicação das normas jurídicas anti-corrupção para o Brasil". Segundo a associação de advogados de Nova York, os recentes casos de corrupção descobertos e combatidos no Brasil não poderiam ter acontecido sem os "difíceis casos" analisados por ele anteriormente. 

Além de autor de livros e artigos sobre crimes financeiros e corrupção, vários deles lançados primeiro no exterior, o desembargador frequentemente é convidado a palestrar sobre o tema. 

De Sanctis foi o juiz que esteve à frente das operações satiagraha (que investigou esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o Grupo Opportunity) e castelo de areia (investigação sobre supostos crimes financeiros e desvio de verbas públicas que envolveriam partidos e empreiteiras). Ambos os casos acabaram anulados pelo Superior Tribunal de Justiça. Hoje, ele atua no Tribunal Regional Federal da 3ª Região com processos previdenciários.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!