Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Aplauso internacional

Fausto De Sanctis recebe prêmio de advogados de Nova York

O desembargador federal Fausto De Sanctis, especialista na área de crimes financeiros e famoso por sua atuação em operações de combate à lavagem de dinheiro, receberá nesta segunda-feira (25/1) o prêmio International Section's annual Award for Distinction in International Law and Affairs, concedido pela New York State Bar Association (associação de advogados do Estado de Nova York).

Conhecido pelas operações satiagraha e castelo de areia, De Sanctis receberá prêmio por esforço contra a corrupção
Jeferson Heroico/Divulgação

O prêmio é um reconhecimento àqueles que contribuíram para o desenvolvimento global do Direito Internacional e do Estado de Direito.

De acordo com a NYSBA, o papel de liderança de De Sanctis em desafiar a corrupção no Brasil é, "sem dúvida, um esforço significativo para desenvolver a aplicação das normas jurídicas anti-corrupção para o Brasil". Segundo a associação de advogados de Nova York, os recentes casos de corrupção descobertos e combatidos no Brasil não poderiam ter acontecido sem os "difíceis casos" analisados por ele anteriormente. 

Além de autor de livros e artigos sobre crimes financeiros e corrupção, vários deles lançados primeiro no exterior, o desembargador frequentemente é convidado a palestrar sobre o tema. 

De Sanctis foi o juiz que esteve à frente das operações satiagraha (que investigou esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o Grupo Opportunity) e castelo de areia (investigação sobre supostos crimes financeiros e desvio de verbas públicas que envolveriam partidos e empreiteiras). Ambos os casos acabaram anulados pelo Superior Tribunal de Justiça. Hoje, ele atua no Tribunal Regional Federal da 3ª Região com processos previdenciários.

Revista Consultor Jurídico, 24 de janeiro de 2016, 14h50

Comentários de leitores

7 comentários

Parabéns!

Flávio Marques (Advogado Autônomo - Criminal)

Pena, E.x.ª, que na sua época eram outros tempos... e piores! Se fosse hoje, seria saltado como se tem feito - e reconhecido - a atuação de Mouro! De qualquer forma, parabéns pela tentativa, de forma MUITO JUSTA reconhecida por advogados.
PS. Uma pequena parcela de advogados medíocres daqui só não reconheceram o seu valor justamente porque a OAB é dominada pelos criminalistas... logo, reconhecer tal destemor é o mesmo que perderem os milhões de reais angariados por meio de seus genocidas-clientes! Ainda bem que vivemos outros tempos... mas, de qualquer forma, SAUDAÇÕES Excelência!

Eis aí...

LeandroRoth (Oficial de Justiça)

Eis aí um nobre magistrado que lutou pelo Estado de Direito e por um Direito Penal efetivo, que imponha aos transgressores as consequências legais de seus atos, independentemente da renda ou posição social.
.
Infelizmente suas tentativas foram frustradas por conchavos espúrios dentro do STJ, como tentaram fazer agora sob a liderança do ministro Ribeiro Dantas, que quase deu um "saídão" de Natal para o Odebrecht e outros facínoras, mas acabou impedido pela pressão da opinião popular.

Premios so no exterior para combatentes da corrupcao

Bia (Advogado Autônomo - Empresarial)

Da mesma forma, o corajoso Ministro Joaquim Barbosa, reconhecido por seus meritos apenas no exterior (foi homenageado na Universidade de Israel). Certamente, tambem o sera Sergio Moro. Aqui, os poderosos advogados dos corruptos ganham mais prestigio e dinheiro que os americanos e nao estao interessados em onde ira parar o produto do crime! Afinal, ONDE mais ganhariam tanto alem do Brasil, alem de ate lancarem "manifesto" raivoso contra seus frustrados recursos, mais focados na tentativa de desmoralizacao de investigadores, promotores e juizes? As vezes, fico envergonhada de pagar a mesma OAB a qual tais individuos tambem pertencem!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 01/02/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.