Apoiado por Chalita

Ex-presidente do TJ-SP, Nalini é o novo secretário de Educação do estado

Autor

22 de janeiro de 2016, 12h20

O desembargador José Renato Nalini, ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, será o novo secretário de Educação do estado. O nome foi anunciado nesta sexta-feira (22/1) pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante cerimônia de entrega de casas do programa CDHU. Nalini é mestre e doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da USP.

Paralelamente à sua trajetória no Poder Judiciário, Nalini manteve ao longo da vida uma carreira como professor. Ainda aluno de Direito na PUC-Campinas, passou em 1969 a dar aulas de Sociologia em aperfeiçoamento para professores no Instituto de Educação Experimental Jundiaí (atual E.E. Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto). Após se formar, em 1970, começou a lecionar no ensino superior. Deu aulas na Escola de Educação Física de Jundiaí, na Faculdade de Engenharia de Barretos e nas faculdade de Direito de PUC-Campinas, USP, Padre Anchieta, Faap e Uninove.

“O professor Nalini tem espírito público e é extremamente interessado nas questões da educação. É um homem do diálogo, da cultura, da Academia Paulista de Letras. Temos absoluta confiança de que vamos dar um grande passo para melhorar ainda mais a qualidade da escola pública de São Paulo em benefício dos nossos alunos”, afirmou Alckmin.

O nome de Nalini foi muito apoiado por Gabriel Chalita, secretário municipal de Educação, que tem bom trânsito tanto com o prefeito Fernando Haddad (PT) quanto com o governador Geraldo Alckmin. Chalita já ocupou o cargo que agora será do ex-presidente do TJ-SP.

Saída conturbada
O último secretário de Educação do estado de São Paulo, Herman Voorwald, deixou o cargo após o governo ter que recuar do que chamava de plano de reorganização dos ciclos escolares, que previa o fechamento de escolas. Com muitos centros de ensinos ocupados pelos alunos e o aumento da pressão pública, Alckmin revogou o plano, e Voorwald pediu demissão. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!