Ranking de Notícias

Lei que garante acesso de advogado a investigações foi destaque da semana

Autor

16 de janeiro de 2016, 7h17

Uma mudança no Estatuto da Advocacia garante ao profissional a possibilidade de ter acesso a todos os documentos de uma investigação, tanto em delegacias de polícia como em outras instituições. A Lei 13.245/2016 permite que advogados apresentem razões durante essa fase e acompanhem interrogatórios ou depoimentos dos clientes, sob pena de nulidade absoluta. A presidente Dilma Rousseff (PT) vetou um dispositivo que permitia ao advogado requisitar diligências durante investigações. Também foi sancionada a Lei 13.247/2016, com a criação da sociedade individual, equivalente à empresa individual de responsabilidade ilimitada (Eireli). Clique aqui, aqui e aqui para ler sobre o assunto.

Detalhe relevante
O aplicativo WhatsApp foi suspenso em dezembro por ter deixado de atender solicitações de informações enviadas pela Justiça. Para o advogado da empresa, Davi Tangerino, o descumprimento acontece por causa da forma como esse requerimento tem sido feito por juízes brasileiros. Como o WhatsApp está sediado nos Estados Unidos, o advogado entende que o caminho correto seria seguir o MLAT, acordo de assistência entre os governos brasileiro e norte-americano. Clique aqui para ler a notícia.

Alta tensão
Ao tomar posse para seu segundo mandato à frente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, Marcos da Costa anunciou que planeja acabar com o convênio entre a entidade e a Defensoria Pública, após o atraso no pagamento de 40 mil advogados inscritos no convênio com a instituição. Ele também disse que pedirá à Assembleia Legislativa abertura de comissão parlamentar de inquérito para analisar as contas da Defensoria. “Não podemos ter parceria com quem não quer a advocacia como parceira”, afirmou. Clique aqui para ler a notícia.


Entrevista da Semana
O defensor público-geral de São Paulo, Rafael Valle Vernaschi, relata a atuação da Defensoria Pública dez anos depois de sua criação. Ele argumenta que defensores não deve ser obrigados a ter registro na Ordem dos Advogados do Brasil e justifica como “única alternativa” o atraso no pagamento dos advogados dativos, que gerou atrito entre a instituição e a seccional paulista da OAB. Clique aqui para ler a entrevista.


Audiência
Medição do Google Analytics aponta que a ConJur recebeu 736,6 mil visitas e teve 1,2 milhão de visualizações de página entre os dias 8 e 14 de janeiro. A quinta-feira (14/1) foi o dia com mais acessos, quando o site recebeu 149,3 mil visitas.

O texto mais lido, com 56,8 mil acessos, foi a notícia sobre duas novas leis que entraram em vigor no país. Uma permite a criação de sociedades unipessoais de advogados (Lei 13.247/2016), que deve trazer ganhos tributários aos profissionais de menor renda, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil. Outra norma (Lei 13.245/2016) garante ao advogado a possibilidade de ter acesso a todos os documentos de uma investigação, sejam físicos ou digitais. Clique aqui para ler a notícia.

Com 27,7 mil visitas, ficou em segundo lugar no ranking a relação de 139 cursos de Direito que receberam “selo de qualidade” da OAB. Segundo o presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, os critérios de seleção são objetivos: ter ao menos 20 alunos participantes em três edições do Exame de Ordem, com peso 4 na avaliação, e também no Enade, com peso 1. As faculdades com nota acima de 7, em escala de 0 a 10, são aprovadas. Clique aqui para ler a notícia.


As 10 mais lidas
Sociedade unipessoal de advogado e amplo acesso a inquérito viram lei
OAB divulga lista das 139 faculdades de Direito recomendadas pela entidade
Juiz fotografa despachos e envia por WhatsApp para notificar partes
Justiça do Trabalho e MPT são apontados como causas de insegurança jurídica
Advogado do WhatsApp diz que Justiça pede dados da forma errada
STJ divulga jurisprudência sobre regime de bens e guarda compartilhada
Segunda Leitura: A visão de um brasileiro sobre o ensino jurídico americano
Em posse, presidente da OAB-SP defende fim do convênio com a Defensoria
Lançado há três meses, SerasaJud é usado por 66% dos tribunais
MP no Debate: Medida Provisória 703 é uma verdadeira aberração jurídica afrontosa à CF


Manchetes da Semana
Dilma contraria direito de defesa ao vetar trechos da Lei de Repatriação
Advogado pode pedir diligências em investigações mesmo com veto em lei
STF autoriza prefeito que foi eleito em 2012 a assumir cargo
Sociedade unipessoal de advogado e amplo acesso a inquéritos viram lei
PGE-SP pede fim de gratificações pagas a defensores públicos
Empregado tem adicional negado por acordo coletivo ser mais vantajoso
Em posse, presidente da OAB-SP defende fim do convênio com a Defensoria
Justiça do Trabalho e MPT são apontados como causas de insegurança jurídica
Advogado do WhatsApp diz que Justiça pede dados do aplicativo da maneira errada
Entrevista – Rafael Valle Vernaschi: "Atrasar pagamento a advogados foi a única alternativa da Defensoria"
Fórum pode proibir advogado de usar estacionamento, decide CNJ
Execução fiscal só pode atingir diretores se houver excesso ou infração legal

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!