Figura indesejada

Parlamento britânico analisa abaixo-assinado contra Donald Trump

Autor

6 de janeiro de 2016, 12h32

Os deputados britânicos vão debater no dia 18 de janeiro se o candidato ao governo dos Estados Unidos Donald Trump deve ser proibido de entrar no Reino Unido. O debate foi provocado pelo clamor popular. Até agora, um abaixo-assinado conseguiu reunir cerca de 570 mil assinaturas contra a entrada de Trump no Reino Unido.

O milionário provocou a ira dos britânicos ao dizer que os Estados Unidos deveriam impedir todo muçulmano de entrar em solo americano. É estimado que cerca de 5% da população do Reino Unido seja muçulmana.

A legislação britânica estabelece que o Parlamento precisa colocar em debate qualquer petição que tenha mais de 100 mil assinaturas. No país, discurso de ódio contra um grupo de pessoas é considerado crime e motivo suficiente para banir um estrangeiro.

As declarações de Trump poderiam facilmente se enquadrar como discurso de ódio, mas é bastante improvável que os deputados decidam impedir sua entrada no Reino Unido. O gabinete do primeiro-ministro David Cameron repudiou a fala do americano, mas já descartou proibir que ele entre no país.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!