Economia de tempo

Ações contra Dilma e Temer no TSE serão relatadas pela ministra Maria Thereza

Autor

25 de fevereiro de 2016, 18h22

Se dois ou mais processos eleitorais tratam do mesmo assunto, eles devem ser reunidos, de forma a tornar a tramitação mais eficiente e garantir a segurança jurídica. Com base nesse entendimento, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, determinou nesta quinta-feira (25/2) que as três ações na corte que pedem a cassação da presidente Dilma Rousseff e de seu vice, Michel Temer, sejam relatadas pela ministra Maria Thereza de Assis Moura.

Em sua decisão, Toffoli acatou o pedido do ministro Luiz Fux, segundo o qual a concentração dos casos “evitaria a prática de atos processuais repetidos, inúteis ou até mesmo conflitantes”. Isso porque as três ações têm fatos comuns — as alegações de que a campanha de Dilma e Temer ultrapassou o limite de gastos, usou recursos oriundos de desvios na Petrobras e não comprovou grande parte das despesas.

De acordo com o presidente do TSE, a união de processos otimiza o funcionamento do tribunal e evita decisões conflitantes. Para fortalecer seu entendimento de atribuir os casos a Maria Thereza, o ministro citou jurisprudência da corte que recomenda essa medida (Respe 348).

Assim, Dias Toffoli ordenou que a Representação 8-46.2015.6.00.0000 saia da relatoria de Fux e passe à da ministra, que já é responsável pela Ação de Impugnação de Mandato Eletivo 761 e pela Ação de Investigação Judicial Eleitoral 1943-58. Todos os processos foram movidos pelo PSDB. Os dois primeiros também têm como autores outros partidos de oposição, como DEM e Solidariedade.

Clique aqui para ler a íntegra da decisão.
Rp 8-46.2015.6.00.0000
Aime 761
Aije 1.943-58

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!