Consultor Jurídico

Notícias

Dinheiro no exterior

João Santana e sua mulher são levados pela PF para prestar depoimento em Curitiba

O publicitário João Santana e sua mulher, Mônica Moura, chegaram ao Brasil às 9h20 desta terça-feira (23/2). O desembarque ocorreu no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), mas, em seguida, o casal foi levado em avião da Polícia Federal para a Superintendência da PF, em Curitiba.

João Santana é acusado de ter recebido dinheiro da Odebrecht no exterior. O montante seria de contratos da Petrobras.
Reprodução

João Santana e sua mulher tiveram a prisão temporária decretada nessa segunda-feira (22/2), durante as diligências da 23ª fase da operação “lava jato”. A PF investiga a relação de Santana com a empresa Odebrecht, que teria feito repasses financeiros ao publicitário no exterior.

De acordo com a PF, o casal será conduzido ao Instituto Médico Legal de Curitiba para exame de corpo de delito e retornará à sede da entidade para prestar depoimento.

Também nessa segunda, o juiz federal Sergio Moro, responsável por julgar os processos ligados à operação “lava jato”, determinou o sequestro de um apartamento em São Paulo registrado em nome de Santana e de sua mulher. Há suspeitas de que o imóvel teria sido pago com dinheiro retirado de uma conta secreta na Suíça. Com informações da Agência Brasil.

Revista Consultor Jurídico, 23 de fevereiro de 2016, 14h47

Comentários de leitores

3 comentários

Qual a necessidade dessa prisão?

Montalvão 1985 (Advogado Associado a Escritório - Família)

Muito antes da Prisão do acusado a sua os seus advogados protestaram contra mais um manobra desrespeitosa praticada pelas autoridades que conduzem a Operação lava-jato. É estarrecedor que jornalistas obtenham diuturnamente informações detalhadas acerca da investigação enquanto os advogados devidamente habilitados estejam sendo tolhidos de sua prerrogativa profissional de ter acesso ao conteúdo do inquérito (Súmula 24 do STF, como também pelos artigos 7º, incisos XIV e §102, da Lei 8906/94). De fato, num Estado democrático de Direito vige regras e essas devem ser cumpridas. Essas regras, sobretudo no processo penal funcionam como verdadeiras garantias...pois elas visam resguardar a pessoa ante as arbitrariedades que Estado possa cometer. E isso não deve ser confundida com mera irregularidade. Afinal de contas algo que pode causar perda da liberdade de ir e vir não deve ser considerada como uma mera irregularidade. Olha só agora... o acusado foi preso!!! e os advogados continuam sem ter acesso as informações pq simplesmente o Delegado não quer. São situações como essa envolvendo a chamada operação Lava-jato que merecem ser criticadas. Essa maneira arbitrária Delegados, Procuradores e o Sr. Sérgio moro tem conduzido as investigações é no mínimo desrespeitosa para com as prerrogativas dos Advogados. Por conta disso e também do desrespeito ao contraditório e ampla defesa é que se pode dizer nesse particular a Operação Lava-Jato está trazendo uma péssima mensagem ao povo brasileiro: para combater malfeitos, para combater corrupção, para combater ilegalidade, vale praticar ilegalidades tão graves quanto. E ainda tem advogados batendo palmas para isso...por essas e por outras que insisto em dizer: isso é um absurdo!

Estampas que falam por si

Fernando José Gonçalves (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Se pessoas, pela própria expressão da imagem, pudessem ser relacionados a coisas ou escritos abstratos esse sujeito seria a exteriorização visual do art. 171 do C.P. , sem por nem tirar.

O canario chegou , vamos ver se vai cantar .....

hammer eduardo (Consultor)

Mais uma dose fermento para engrossar o bolo podre de xorume que levou o Brasil para as trevas do que existe de pior. Este e mais um homem bomba com grande potencial de estrago , o problema e saber se o canario vai cantar ou se vai cumprir a " omerta" previamente combinada com a repugnante corja de ladroes e golpistas de estrelinha no peito. Caso a chapa " esquente em demasia" , a sempre fiel " bancada togada" cirurgicamente plantada no Stf pra servir de beque ' certamente entrara em campo com a cara lavada de sempre ( principalmente os 3 ultimos....) e rapidamente apos entendimentos exoticos colocara em liberdade o " homem bomba" da propaganda picaresca que ajudou a eleger a atual QUADRILHA brasiliense. E o Brasil semi-destruido descendo mais a ladeira do desastre anunciado. Saudades sinceras dos Milicos ( os de verdade e nao os bananas de coturno atuais......). Triste fim para todos Nos.........

Comentários encerrados em 02/03/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.