Obstrução das investigações

Teori solta senador petista Delcídio do Amaral, preso desde novembro

Autor

19 de fevereiro de 2016, 14h05

Relator dos processos da operação “lava jato” no Supremo Tribunal Federal, o ministro Teori Zavascki determinou na tarde desta sexta-feira (19/2) a soltura do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e de seu chefe de gabinete, Diogo Rodrigues. A informação foi dada à ConJur pelos advogados do parlamentar, Antônio Figueiredo Basto e Maurício Silva Leite, sócio do Leite, Tosto e Barros Advogados.

A decisão foi dada após pedido feito no início do mês por Leite no Agravo Regimental na Ação Cautelar 4.039. Para o advogado, a decisão garante ao parlamentar a possibilidade de exercer seu direito de defesa com maior amplitude. “A decisão respeita, principalmente, a presunção da inocência, prevista na Constituição Federal”, diz.

Teori determinou que o petista fique em casa “no período noturno e nos dias de folga”, de acordo com informação do jornal O Estado de S. Paulo. Além disso, o senador não poderá viajar para fora do Brasil e terá que se apresentar à Justiça a cada 15 dias.

O jornal O Globo afirmou que a libertação de Delcídio decorreu do fato de ele ter firmado acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República. Segundo o veículo, o senador teria prometido revelar detalhes sobre a corrupção nos meios político e empresarial.

Figueiredo Basto, no entanto, nega a informação. "Não tem delação. É um absurdo, não sei de onde saiu essa notícia. Teori entendeu que não existiam mais motivos que justificassem a prisão, uma vez que as provas já foram colhidas e não há mais risco para a instrução". O advogado, responsável por coordenar diversas colaborações premiadas na "lava jato", como a do doleiro Alberto Youssef, ainda disse que o petista deve retornar ao Senado na próxima terça (23/2).

Delcídio está preso desde 25 de novembro de 2015 sob a acusação de que tentou atrapalhar as investigações da “lava jato”. Ele foi gravado em uma reunião oferecendo dinheiro ao filho de Nestor Cerveró, Bernardo, para tentar demover o executivo de assinar um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.

O senador afirmava ter falado com ministros do Supremo como forma de garantir que Cerveró conseguiria um Habeas Corpus no tribunal. Depois, havia um plano de fuga para a Espanha, de onde ele não poderia ser extraditado, já que também é cidadão espanhol.

A família de Cerveró receberia R$ 50 mil por mês, além de R$ 4 milhões, que seriam pagos por meio do advogado. André Esteves, então presidente do BTG Pactual, é quem pagaria. Ele não aparece nas gravações. O pedido de prisão foi baseado no fato de ele ser mencionado diversas vezes e de supostamente ter tido acesso a documentos sigilosos das apurações da “lava jato”.

Em decisão unânime, a 2ª Turma do Supremo entendeu que os quatro foram flagrados cometendo o crime de tentar atrapalhar investigações de organização criminosa. Para os ministros do colegiado, como o crime é permanente, o agente também está em situação de “permanente flagrância”, como explicou o ministro Celso de Mello.

Mas a ordem de prisão foi criticada por alguns juristas. Na visão do criminalista José Roberto Batochio, ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, senador não pode ser preso, exceto em situação flagrante de crime inafiançável, conforme estabelece o artigo 53, parágrafo 2º, da Constituição Federal, e a circunstância que levou à prisão do parlamentar não se encaixa nesse requisito. “Inventou-se a expedição de mandado de prisão em flagrante. Se a prisão foi decretada, não houve flagrante. Não existe flagrante perpétuo”, afirmou.

No começo de dezembro, a Procuradoria-Geral da República denunciou Delcídio por tentar impedir e embaraçar investigações que envolvem organização criminosa (artigo 2º, parágrafo 3º, da Lei 12.850/2013) e por exploração de prestígio (artigo 357 do Código Penal). Além disso, a PGR requereu a perda do mandato do parlamentar.

O chefe de gabinete do petista, Diogo Rodrigues, o banqueiro André Esteves e o advogado Edson Ribeiro também foram denunciados sob a suspeita de atuar em conjunto com Delcídio.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!