Jurisprudência em Teses

STJ publica entendimentos da corte sobre crimes contra o patrimônio

Autor

18 de fevereiro de 2016, 18h28

O Superior Tribunal de Justiça liberou para consulta os entendimentos adotados pela corte em casos de crimes contra o patrimônio.

Segundo uma das teses, há concurso material entre os crimes de roubo e extorsão quando o agente, após subtrair bens da vítima, mediante emprego de violência ou grave ameaça, a constrange a entregar o cartão bancário e a respectiva senha para sacar dinheiro da conta corrente. Um dos casos adotados como orientação foi o AgRg no AREsp 745.957, de relatoria do ministro Gurgel de Faria, julgado em novembro do ano passado.

Outra tese afirma que a apreensão e perícia da arma de fogo não são  obrigatórias para o aumento de pena previsto no parágrafo 2º do artigo 157, do Código Penal, quando fica evidenciado o uso de arma por outros meios de prova. Um dos precedentes adotados como referência foi o HC 211.787, julgado em dezembro de 2015 pela 6ª Turma, relatado pelo ministro Rogerio Schietti Cruz.

Jurisprudência em Teses
A ferramenta de busca Jurisprudência em Teses foi lançada em maio de 2014 e reúne teses de determinados assuntos que foram identificados pela Secretaria de Jurisprudência. Abaixo de cada uma delas, o usuário pode conferir os precedentes mais recentes sobre o tema. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Clique aqui para acessar a página.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!