Comunicação difusa

Local de divulgação de concurso basta para eventuais anúncios de mudanças

Autor

18 de dezembro de 2016, 8h12

Quem se inscreve em concurso público deve ficar atento às modificações na data do exame, pois o ente estatal só tem a obrigação de anunciar as alterações no mesmo meio que divulgou as regras do processo seletivo.  

Com esse entendimento, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região negou pedido de indenização por danos morais de um pescador da região de Rio Grande (RS), que perdeu o prazo para fazer a prova de um concurso público da Marinha Mercante porque a data foi antecipada pela Capitania dos Portos.

O candidato ingressou com ação pedindo R$ 50 mil de indenização da União. Ele alegou que o dia da prova foi alterado de forma unilateral pela Marinha sem que os candidatos fossem avisados.

A União apontou que a comunicação sobre a nova data se deu da mesma forma em que é feita a divulgação da abertura do concurso, por meio do site da Capitania dos Portos e por avisos nos murais das salas de atendimento e nos quadros de aviso existentes nos locais de acesso ao público.

O juízo de primeira instância negou a solicitação do autor, que recorreu contra a sentença. Por unanimidade, a 3ª Turma do TRF-4 decidiu manter a decisão. “O autor não realizou prova por não ter sido informado pessoalmente da alteração na data. No entanto, todos os demais candidatos estavam cientes de que deveriam acompanhar a programação diretamente no site da internet ou no mural da Capitania dos Portos, razão pela qual o autor não pode alegar desinformação”, registrou o desembargador Fernando Quadros da Silva, relator . Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-4.

Processo 5006363-78.2015.4.04.7101

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!