Supostos desvios

Mesa Diretora da Câmara Legislativa do DF é afastada pela Justiça

Autor

23 de agosto de 2016, 15h28

A Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal foi afastada de suas funções pela Justiça do DF após denúncia sobre supostos desvios de R$ 30 milhões em sobras orçamentárias de 2015 para empresas que prestam serviços à Secretaria de Saúde local, principalmente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Reprodução
Presidente da Câmara Legislativa do DF, Celina Leão (PPS) foi afastada de suas funções diretivas com mais três secretários da Mesa Diretora.
Reprodução

A decisão abrange a presidente da Casa, Celina Leão (PPS), e três integrantes da Mesa Diretora — Raimundo Ribeiro (PSDB), primeiro-secretário; Julio César (PRB), segundo-secretário; e o Bispo Renato Andrade (PR), terceiro-secretário. Os quatro deputados foram afastados de suas funções diretivas, mas o direito de exercer atividades parlamentares foi mantido.

Além deles, também foram afastados o servidor da Câmara Alexandre Braga Cerqueira, o ex-servidor Valério Neves Campos e o ex-presidente do Fundo de Saúde do DF Ricardo Cardoso dos Santos. Ao todo foram cumpridos 15 mandados, entre eles de busca e apreensão e condução coercitiva.

A denúncia que motivou os afastamentos foi feita pela deputada Liliane Roriz (PTB) na semana passada, e as investigações ocorrem dentro da operação dracon, também conhecida como “UTIgate”. As apurações buscam provas de crimes de corrupção ativa, passiva ou concussão envolvendo os parlamentares e os servidores. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!