Ataques a Toffoli

Janot atribui vazamentos a Leo Pinheiro e suspende negociação de delação da OAS

Autor

22 de agosto de 2016, 12h26

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, suspendeu as negociações dos acordos de delação premiada de executivos da empreiteira OAS devido à disseminação de informações prestadas no pré-acordo, conforme informa o jornal O Globo. Janot atribui os vazamentos a Léo Pinheiro, ex-presidente da empresa.  

Para a PGR, os executivos quebraram a cláusula da confidencialidade ao delatar supostas irregularidades do ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli. As acusações foram capa da revista Veja, e geraram repercussão do meio jurídico. Na visão de Janot, a divulgação desse dado teria o objetivo de forçar a procuradoria a aceitar o acordo de delação de forma mais favorável aos investigados.

Conforme O Globo, nenhum executivo da OAS mencionou o nome de Toffoli ou de qualquer outro ministro do STF nas tratativas iniciais do compromisso de colaboração. Em uma das mensagens do celular de Pinheiro, há menção a uma obra na casa de um integrante do Supremo, mas sem indicação de qualquer crime.

Essa é a primeira vez que a PGR suspende as negociações de um acordo de delação desde o início da operação “lava jato”, em março de 2014. Léo Pinheiro já foi condenado a mais de 16 anos de prisão por envolvimento em um esquema de corrupção na Petrobras.

Procurada pela ConJur, a PGR afirmou que não comenta acordos de delação que não estejam homologados ou que estejam em sigilo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!