Regras de vestuário

Cidade francesa proíbe mulheres de usarem maiô muçulmano nas praias

Autor

12 de agosto de 2016, 12h13

O prefeito da cidade francesa de Cannes, David Lisnard, baixou um decreto proibindo que mulheres usem o chamado burkini, um maiô usado por muçulmanas que cobre da cabeça aos pés. Quem for pego com a vestimenta em alguma das praias da cidade terá de se retirar imediatamente e corre o risco de pagar uma multa de 38 euros (cerca de R$ 135), segundo notícia da BBC.

Reprodução
Para muçulmanos, proibição a burkini é discriminatória.
Reprodução

A restrição não é inédita. Em Doaui, no norte da França, a prefeitura proibiu o traje em piscinas públicas por questões de higiene. Em Cannes, Lisnard alegou que a proibição é necessária porque o burkini é um símbolo do islamismo radical e o seu uso em espaço público pode causar atrito com outros banhistas. Outros símbolos religiosos, como crucifixo e o quipá (chapéu usado por judeus), continuam liberados.

Grupos muçulmanos já afirmaram que vão contestar a proibição na Justiça, por considerar que a regra é discriminatória. Desde 2010, a França proibiu o uso de burca (vestimenta muçulmana que cobre todo o rosto) em lugares públicos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!