Afastado por cautela

STF defere liminar e determina retorno do prefeito paraense ao cargo

Autor

10 de agosto de 2016, 14h21

Afastado desde maio por ordem liminar, João Salame Neto, prefeito de Marabá (PA), pode agora retornar ao cargo. A decisão é do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal. A decisão havia sido concedida em primeira instância pela 3ª Vara Cível e Empresarial da Comarca de Marabá por causa da possível interferência do prefeito em ação civil de improbidade administrativa em curso, relacionada a irregularidades com o instituto de previdência dos servidores locais,

Ao analisar a Suspensão de Liminar 1.020, Lewandowski entendeu que não ficou demonstrado de que forma o prefeito poderia atrapalhar o curso da instrução processual caso voltasse a ocupar a chefia do Executivo local. Para ele, o afastamento cautelar pode ser determinado se necessário à instrução processual, devendo ser adotado de forma excepcional. Porém, o instrumento pode se distanciar de seu propósito se apresentar duração excessiva. No caso, há o risco de que o prefeito continue afastado do cargo até o encerramento do mandato sem que a ação de improbidade chegue a seu final, o que representaria uma antecipação dos efeitos condenatórios.  

A decisão da Justiça do Pará determinou o afastamento cautelar do prefeito pelo prazo de 180 dias e, ainda, a indisponibilidade de bens móveis e imóveis. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!