Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Carreira no Judiciário

Presidente Dilma Rousseff nomeia dois desembargadores para o TRF da 4ª Região

Foram publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20/4) os decretos de nomeação dos juízes federais Roger Raupp Rios e Salise Monteiro Sanchotene para o cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre. Os decretos foram assinados pela presidente da República, Dilma Rousseff.

Atualmente juiz auxiliar da Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região, Rios é titular da 4ª Vara Federal da capital gaúcha. Ele foi promovido por merecimento e ocupará a vaga do desembargador federal Luiz Carlos de Castro Lugon, que se aposentou.

Juíza titular da 11ª Vara Federal de Porto Alegre e convocada para atuar em função de auxílio no TRF-4, Salise foi escolhida pelo critério de antiguidade e assumirá a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador federal Tadaaqui Hirose.

A direção da corte ainda não definiu a data da posse dos novos desembargadores.

Biografias
Natural de Porto Alegre, Roger Raupp Rios formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem mestrado e doutorado pela mesma instituição e pós-doutorado em Direito pela Universidade de Paris II. Ingressou na magistratura federal em 1994. Foi vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do RS (1999-2000) e integrou a Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais no RS (2004-2005). No TRF-4, já atuou em auxílio à Vice-Presidência (2012-2013) e à Corregedoria Regional (2005-2007 e 2015-2016). É professor e autor de diversos livros e artigos na área dos direitos humanos.

Salise Monteiro Sanchotene nasceu em Itaqui (RS) e é formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Tem especialização em Direito Penal pela Universidade de Brasília e é doutoranda em Direito Público e Filosofia Jurídica pela Universidad Autónoma de Madrid. Em 1993, ingressou na magistratura federal, tendo sido diretora do Foro da Seção Judiciária do RS entre 2003 e 2005. Atuou como juíza auxiliar na Presidência do Supremo Tribunal Federal (2007-2008) e na Corregedoria Nacional de Justiça/CNJ (2008-2010). No TRF-4, já atuou por diversos períodos como juíza convocada. Em 2011, foi a vencedora do VIII Prêmio Innovare na categoria juiz individual, pelo projeto “Empregabilidade de Deficientes Visuais”.

Revista Consultor Jurídico, 20 de abril de 2016, 21h21

Comentários de leitores

3 comentários

Comentário

Solon Mota e Silva (Advogado Autônomo - Civil)

Reconheço no dr.Roger RAUPP Rios a capacidade,idoneidade e maturidade portanto o parabenizo,JÁ a DRA.SALISE ,reconheço que realmente mereceu ser promovida por antiguidade,pois anteriormente não possuía os requisitos do mérito,mas hoje não saberia dizer por não ter mais contato advocatício com sua Vara.AVANTI!

Meus cumprimentos

O IDEÓLOGO (Outros)

Minhas saudações aos promovidos, em especial o notável jurista e pensador Roger Raupp Rios, que inovou no pensamento brasileiro na tutela dos despossuídos de bens e direitos, inclusive no combate ao racismo, manifestado em sentença contra a Caixa Econômica Federal. É o Rio Grande do Sul que se destaca no cenário brasileiro, com uma plêiade de juízes e juristas de primeira grandeza.

Parabéns!

Fernando Moreira Gonçalves (Juiz Federal de 1ª. Instância)

Parabéns aos colegas promovidos, em especial à querida amiga Salise, cujo currículo falar por si só de suas virtudes e da justiça deste ato de promoção. Que Deus os continue iluminando nesta nova fase da carreira, em prol de todos jurisdicionados. Parabéns e felicidades.

Comentários encerrados em 28/04/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.