Vício de iniciativa

Liminar suspende lei que obriga transmitir canal legislativo em repartições

Autor

15 de abril de 2016, 16h44

Por considerar que houve ingerência do Poder Legislativo no Poder Executivo, o desembargador Francisco Antonio Casconi concedeu liminar para suspender a eficácia da Lei 11.914/2016 de São José do Rio Preto, que criava a campanha “Legislativo Sempre Presente”.

O projeto obrigava as repartições públicas municipais que promovem atendimento ao público e que dispõem de aparelho de TV a transmitir o canal legislativo municipal, em volume suficiente para compreensão clara dos presentes. A decisão foi proferida em ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo prefeito contra o presidente da Câmara.

Para o desembargador Casconi, o exame da liminar indica que, aparentemente, o ato normativo, de autoria de um vereador, reflete na estrutura da administração e aponta ingerência de um poder sobre outro. Por essa razão, justificado “o perigo da demora até enfrentamento definitivo da controvérsia, autorizando, assim, a concessão da tutela de urgência”. O mérito da ADI será julgado pelo Órgão Especial, composto de 25 desembargadores. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-SP.

ADI 2074819-15.2016.8.26.0000

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!