Unidades de conservação

Recurso de compensação ambiental pode indenizar desapropriado

Autor

11 de abril de 2016, 8h49

Os recursos da compensação ambiental, nas áreas transformadas em unidades de conservação, devem ser aplicados, prioritariamente, em regularização fundiária e demarcação de terras, como prevê o artigo 33 do Decreto 4.340/2002. Assim, quem tem parte de suas terras incorporada por unidades de conservação, instituídas por lei ou decreto da União, de estados e ou municípios, pode se valer desse dispositivo para receber mais rapidamente a indenização por desapropriação indireta.

O fundamento levou a maioria da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região a determinar à União sua imediata imissão na posse de uma área rural desapropriada há dez anos no interior de Santa Catarina, que foi incorporada ao Parque Nacional das Araucárias. Com a regularização, o Comitê de Compensação Ambiental Federal foi compelido a depositar o valor da indenização, reconhecido pela própria União em laudo de vistoria e avaliação.

‘‘Restando sobejamente demonstrado que desde 19.10.2005 — portanto, há mais de 10 anos — a União não adotou qualquer medida para desincumbir-se de sua obrigação de efetivamente concluir a regularização fundiária da unidade de conservação, restam evidenciados os requisitos da urgência e plausibilidade jurídica a embasar a antecipação da tutela jurisdicional’’, escreveu no acórdão o desembargador relator Fernando Quadros da Silva, que deu provimento ao agravo de instrumento.

Silva observou que as atas trazidas aos autos revelam que parcela muito pequena dos recursos destinados à compensação ambiental vem sendo utilizada para regularização fundiária das unidades de conservação federais, contrariando a prioridade expressa no referido decreto. Além disso, citou o julgamento da Adin 3378/DF, pelo Supremo Tribunal Federal, que reconheceu a compensação ambiental como o instituto jurídico criado para financiar gastos com as unidades. Portanto, concluiu, compete à União cumprir a decisão por meio do Comitê de Compensação Ambiental Federal, determinando a inclusão prioritária de recursos de compensação ambiental para a regularização fundiária da área desapropriada. O acórdão foi lavrado na sessão de 24 de fevereiro.

Agilidade na indenização
A banca gaúcha Trindade & Lavratti, especializada em Direito Ambiental e que representou os autores na ação, comemorou a decisão inédita proferida pelo TRF-4. Com esse precedente, segundo os advogados Gustavo Trindade e Carolina Donay Scherer, o poder público deve assumir imediatamente a posse da área mediante o pagamento de indenização. ‘‘Isto altera substancialmente a situação de centenas de proprietários no país, que só conseguiam receber a indenização após ingressar com ação judicial — de desapropriação indireta —, que tramita por muitos anos’’, afirmaram à ConJur.

O efeito mais importante, conforme os procuradores, é que o pagamento da indenização da área será feito com recursos provenientes da compensação ambiental — percentual em dinheiro que os grandes empreendimentos devem pagar (0,5%) no licenciamento ambiental —, e não de precatórios.

O caso
A parte autora ajuizou ação na 1ª Vara Federal de Concórdia (SC), pedindo que a União seja condenada a pagar-lhe indenização pela desapropriação indireta de parte de suas terras, em razão de decreto da Presidência da República, datado de 19 de outubro de 2005, que criou o Parque Nacional das Araucárias. A área incorporada, de 1.558 hectares, está localizada nos municípios de Campos Maia e Ponte Serrada.

O juiz federal Leonardo Müller Trainini negou a antecipação de tutela, naquele momento, por entender que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) deveriam ser ouvidos, já que a autora abriu processo administrativo no primeiro para tratar da indenização. Em razão disso, o juiz determinou que a autora emendasse a inicial e promovesse a citação de ambos os órgãos ambientais.

Conforme o juiz, ao justificar o indeferimento, incide no caso o disposto no parágrafo 5º do artigo 100 da Constituição, que trata dos pagamentos da Fazenda Pública. Diz o dispositivo: ‘‘É obrigatória a inclusão, no orçamento das entidades de direito público, de verba necessária ao pagamento de seus débitos, oriundos de sentenças transitadas em julgado, constantes de precatórios judiciários apresentados até 1º de julho, fazendo-se o pagamento até o final do exercício seguinte, quando terão seus valores atualizados monetariamente’’.

Contra essa decisão, a parte autora interpôs agravo de instrumento no TRF-4. Argumentou que não era necessária uma previsão orçamentária para pagar a indenização, como faz crer o juízo ao citar o referido dispositivo constitucional. Apontou a existência de recursos da compensação ambiental, instituída pelo artigo 36 da Lei Federal 9.985/2000.

Ponderou que tais valores não são recebidos pela União via conta única do Tesouro Nacional, mas aplicados diretamente pelo empreendedor ou pela instituição financeira que receber o valor, em obrigações previamente definidas pelo Comitê de Compensação Ambiental Federal. Em síntese, este é responsável, em nome da União, pela destinação dos recursos da compensação ambiental.

Clique aqui para ler o acórdão modificado.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!