Órgão administrativo

Salário de juiz marítimo não se equipara ao de juiz de Direito, diz TRF-4

Autor

6 de abril de 2016, 9h47

Por não se tratar de um órgão do Poder Judiciário, os proventos do juiz marítimo não podem ser equiparados aos do juiz de Direito. Com esse entendimento, a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região negou pedido de equiparação feito por um juiz marítimo aposentado.

Além da equiparação de cargos, o juiz pedia para receber aposentadoria superior ao teto constitucional do serviço público. Ele afirmou que se aposentou antes da Constituição Federal ter sido promulgada e que, portanto, não poderia ser atingido por seus dispositivos. A Carta Magna de 1988 limitou o salário dos servidores públicos à remuneração dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que atualmente ganham R$ 33,7 mil.

Ambos os pedidos foram negados pela Justiça Federal de Blumenau (SC), levando o autor a entrar com recurso no TRF-4. Em decisão unânime, a 4ª Turma manteve a sentença de primeira instância.

De acordo com a relatora do processo, juíza federal Salise Monteiro Sanchotene, convocada para atuar no tribunal, “a aposentadoria do autor têm natureza remuneratória, e não indenizatória. E está, portanto, integralmente submetida ao teto constitucional”. Salise acrescentou que “a redução dos proventos ao limite previsto na Constituição não coloca o autor em situação de miserabilidade ou dificuldade financeira”.

No que diz respeito à equiparação entre os cargos de juiz marítimo e juiz de Direito, a magistrada destacou que “o Tribunal Marítimo não é órgão do Poder Judiciário. Assim, não há como igualar proventos de aposentadoria dos seus integrantes com o dos juízes de Direito”.

Tribunal Marítimo
É um órgão administrativo ligado ao Ministério da Defesa que tem como atribuições julgar os acidentes marítimos e fluviais, além de fiscalizar os registros de navegação das embarcações brasileiras em todo o território nacional. A sede fica na cidade do Rio de Janeiro. Os juízes marítimos são selecionados por concurso público. O atual salário para o cargo é de R$ 13,5 mil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!