Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Luto na advocacia

Morre no Rio de Janeiro o jurista e professor Denis Borges Barbosa

O advogado Denis Borges Barbosa também era instrumentista formado pelo Conservatório Brasileiro de Música.
Reprodução

Morreu no sábado (2/4), no Rio de Janeiro, o advogado e professor Denis Borges Barbosa, conhecido por sua atuação na área de propriedade intelectual.

Nascido em 1948, graduou-se em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara em 1971. Era mestre em Direito Empresarial pela Universidade Gama Filho, doutor em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e LL.M. pela Columbia University.

Desde 1992, era sócio do escritório Borges, Beildeck Medina & Vilardo, no Rio de Janeiro. Antes, passou por várias bancas, advogou para a Confederação Nacional da Indústria e Furnas Centrais Elétricas e assessorou a presidência do Instituto Nacional da Propriedade Industrial e o Ministério da Indústria e Comércio, entre outras atividades. Fez ainda carreira na advocacia pública como procurador do município do Rio de Janeiro. Também foi professor de universidades como FGV, PUC-Rio, Uerj e Ibmec e autor de vários livros e estudos.

Advogado artista
Barbosa não restringiu sua atuação apenas ao Direito. Escreveu crítica literária para o Jornal do Brasil e ficção, era instrumentista formado pelo Conservatório Brasileiro de Música e estudou flauta doce na American Recorder Society. Foi solista convidado da Orquestra Sinfônica Brasileira nas temporadas de 1973, 1974 e 1975. 

Revista Consultor Jurídico, 4 de abril de 2016, 18h41

Comentários de leitores

2 comentários

Ótimo jurista!

Leonardo BSB (Outros)

Esse era bom mesmo, um dos raros doutrinadores atuais que escrevem com densidade e pensam, criam doutrina, sem deixar de tomar em consideração o texto legal (ou seja, escrevia de modo responsável, científico). Enfim, doutrina de alta qualidade. E ainda fornecia no seu site gratuitamente artigos de muita qualidade, que tanto me serviram na vida profissional! Para nossa sorte, permanecerá vivo nas suas obras... Lamento muito! Bom descanso na nova dimensão, que é nosso verdadeiro lar!

Brilhante jurista

Horácio Vale (Advogado Autônomo - Tributária)

Tinha um largo conhecimento sobre o sistema de propriedade intelectual não só do Brasil, mas também de outros países. Em sua vasta produção intelectual destacam-se seus livros sobre a Lei de Inovação Tecnológica, que são raras referências no Brasil. Para quem o conhecia sabia que sua humildade e simplicidade era a tônica de sua vida. Que DEUS o tenha em um bom lugar e que também reconforte sua família e amigos.
HORÁCIO VALE - advogado

Comentários encerrados em 12/04/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.