Consultor Jurídico

Notícias

Dados integrados

Tribunais de Justiça criticam novo registro civil de brasileiros, proposto pelo TSE

Comentários de leitores

6 comentários

CPF

Resec (Advogado Autônomo)

Já existe o número do CPF

Mas não já existe o RIC?

J.Henrique (Funcionário público)

Mas não já existe o RIC - Registro de Identificação Civil criado ainda no governo FHC e 'renovado' pelo governo Dilma?

Economia colaborativa e segurança

Sandra_Observadora (Outros)

No mundo real tudo está suscetível de adequações que visem maior segurança e economicidade dos recursos empregados, menos, ao que parece, sob a ótica da nossa míope estrutura pública.
Se a distribuição de recursos e competências precisa ser repensada em prol da sociedade, isto por si já deve ser prioridade.

Inventores da roda

paulo alberto (Administrador)

Atualmente o cidadão tem cnh, cpf, RG, certidão de nascimento ou casamento, cartão sus, identidade funcional, pis ou pasep, carteira dos conselhos.
O correto e criar o prontuario nacional unico, utilizando o numero de CPF, todos os orgãos "jogariam" os dados para este prontuario.
Não seria necessário gastar dinheiro, criar campanhas, fazer alvoroço, trazer incomodos para 200 milhoes de habitantes.
A partir do momento que o cidadão fosse renovar qualquer destes documentos atuais, os dados passariam para este sistema.
Ja existe em funcionamento no Brasil, o sistema infoseg, evita-se criar despesas e infuncionalidades.
Agora para o TSE abraçar isto, teria que criar novos cargos, bem como os atuais bancos de dados continuariam a existir porque de uma hora para outra o TSE. poderia bloquear o sistema, como nao e permitido acesso a dados de eleitores atualmente.
Tambem a gerencia deste sistema nao pode ficar sobre o controle de unico orgão, deve ser compartilhado como e feito com o DETRAN, cada estado tem o seu.
Tambem devemos pensar na perda de receita do executivo, com as emissões de segunda via.

Centralizar, aumentar gastos

E. COELHO (Jornalista)

A União cancelou todos os portes e registros estaduais de armas, o que aconteceu? Enfraqueceu o poder dos Estados, pois tudo nas mãos da Polícia Federal, a qual usa e abusa da discricionariedade.
.
O documento único, ou cadastro único, irá gerar uma centralização ainda maior, bem como uma "criação de novos empregos" gerando desnecessárias novas despesas.
.
Para descontrair, somente maiores de 18 anos, segue o endereço do comentário do Ari Toledo sobre o Cadastro Único: https://www.youtube.com/watch?v=0T40S0TbZyo

apenas disputa por poder e mercado de trabalho

analucia (Bacharel - Família)

Os TJs prestam um péssimo serviço de registro civil, além de nem conseguirem cuidarem da função principal que é julgar os processos judiciais. Logo, devem perder esta atividade de registro civil.

Comentar

Comentários encerrados em 29/09/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.