Trabalho especial

Apenas o atestado de sindicato não serve para provar atividade exercida

Autor

24 de outubro de 2015, 16h08

Formulários preenchidos por representantes sindicais, quando desacompanhados de laudo técnico ou de outros documentos que permitam atestar a efetiva atividade exercida pelo segurado, não são suficientes para a comprovação da especialidade do tempo de serviço. Foi o que decidiu a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais, ao julgar um incidente de uniformização proposto por um segurado do Rio Grande do Sul.

Segundo os autos, o recurso visava reformar o acórdão da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais gaúcho, que manteve a sentença e rejeitou o reconhecimento do período de trabalho especial do segurado. O autor da ação alegou que o acórdão divergia da jurisprudência das turmas recursais de Goiás e de Campinas, segundo as quais os formulários preenchidos por sindicatos de categoria profissional podem servir de prova do trabalho exposto a agentes nocivos, considerado especial pela legislação.

No processo, o segurado pedia o reconhecimento dos períodos de 1º de agosto de 1978 a 18 de abril de 1979, de 3 de março de 1983 a 2 de abril de 1985 e de 22 de junho de 1982 a 2 de março de 1983. Em todos esses períodos, o autor alegou ter exercido função de serviços gerais.

Para o relator do processo, juiz federal Wilson Witzel, os períodos destacados como de trabalho especial são anteriores à edição da Lei 9.032/95, por isso é necessária a comprovação pelo enquadramento em categoria profissional elencada como perigosa, insalubre ou penosa, conforme previstos nos decretos 53.831/64 e 83.080/79 — a alternativa é apresentar provas da efetiva exposição a agentes nocivos.

Segundo o relator, apenas a anotação do cargo de serviços gerais, na Carteira de Trabalho, impede a identificação das tarefas desempenhadas pelo trabalhador. Por isso, seria necessário também que o segurado reunisse prova da exposição a agentes nocivos. Para o relator, o laudo apresentado, preenchido por representante sindical, não possui qualificações técnicas “além de não guardar posição equidistante na relação empregado/empregador”. Com informações da Assessoria de Imprensa do CJF.

Processo 5023579-36.2012.4.04.7108.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!