Preconceito habitacional

Empresa deve indenizar trabalhador demitido por más condições de moradia

Autor

20 de novembro de 2015, 19h24

Empresa que demite trabalhador por ele não ter condições adequadas de moradia comete danos morais e deve indenizá-lo. Com esse entendimento, a 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve a condenação da Setal Engenharia Construções e Perfurações. O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) condenou a empresa a pagar R$ 41,5 mil de indenização por danos morais por considerar a dispensa discriminatória. Para o TRT-5, o trabalhador "foi marginalizado pelas suas condições humildes".

O funcionário foi contratado pela Setal em agosto de 2004 como ajudante, com salário de R$ 301, para trabalhar na construção da fábrica da Veracel Celulose S.A. em Belmonte (BA), e demitido em outubro do mesmo ano. O ex-empregado alegou que, após ter a carteira de trabalho registrada, recebeu a informação de que uma terceira empresa, a WG Empreendimentos e Negócios Ltda., havia determinado o cancelamento de seu registro porque "não tinha móveis em casa". A contratação foi mantida, mas, ainda segundo sua versão, representantes da WG foram até sua casa e deram o prazo de dois meses para que comprasse móveis, caso contrário seria "demitido sumariamente" — o que acabou acontecendo.

A Setal, em sua defesa, sustentou que a demissão se deu de forma legal, durante o contrato de experiência, e sem nenhuma interferência da WG. Afirmou ainda que o ajudante informou como endereço residencial o alojamento da Veracel. Segundo a empreiteira, a própria indústria forneceu o alojamento para os operários que trabalhariam na obra, e as instalações tinham todos os móveis necessários, refeitório, sala de TV e quadra de esportes.

A WG, por sua vez, informou que prestava serviço social à Veracel, averiguando as condições de habitação dos prestadores de serviço, "para que não ocorram situações em que funcionários estejam vivendo em estado de miséria absoluta". Após a verificação, informava à empresa prestadora de serviço se determinado empregado estava vivendo em desacordo com os padrões estabelecidos pela Veracel. "Diante disso, a empregadora deve tomar as providências necessárias, ou seja, melhorar as condições da residência do empregado ou remanejá-lo para os alojamentos disponíveis."

De acordo com o TRT-5, a "política de melhoria" implementada pela Veracel consistia em transferir para alojamentos os empregados que não pudessem manter uma moraria digna. "No caso, restou evidente que, ante a constatação de que o trabalhador não possuía condições de moradia, e, obviamente, encaixando-se no perfil do trabalhador alvo da mencionada política de melhoria, optou a empresa por despedi-lo, ao invés de implementá-la".

Ainda segundo o TRT-5, os trabalhadores que tivessem condições de manter a residência digna e que, neste caso, não fariam jus ao benefício da política de melhoria, tinham os seus contratos mantidos, "ao passo que os trabalhadores mais carentes, e que efetivamente teriam de ser abarcados pelas melhorias prometidas pela Veracel, eram sumariamente dispensados".

Seguindo a sentença de primeira instância, o TRT-5 manteve a condenação solidária da Setal, da Veracel e da WG. A Veracel não teve seu recurso de revista analisado pelo TST devido à ausência de procuração do advogado que assinou o documento (AIRR – 45540-23.2006.5.05.0511).

A 1ª Turma do TST não acolheu agravo de instrumento pelo qual a Setal tentava fazer com que a questão fosse analisada pela corte. O desembargador convocado Marcelo Lamego Pertence, relator do agravo, citou diversos trechos da decisão do TRT-5 que levaram à conclusão de que a dispensa teve caráter discriminatório. Para rever esse entendimento, seria necessário o reexame do conjunto de fatos e provas, o que não é permitido nessa fase do processo (Súmula 126 do TST). Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

AIRR 45541-08.2006.5.05.0511

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!