Novas lideranças

AP, PR, SC e RN elegem novos presidentes das seccionais da OAB

Autor

16 de novembro de 2015, 20h09

Advogados foram às urnas nesta segunda-feira (16/11) para definir quem vai comandar a partir de 2016 as seccionais de cinco estados brasileiros, além do Distrito Federal.

O advogado Paulo Marcondes Brincas foi eleito para presidir a seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil, com 66,5% dos votos válidos. Brincas recebeu 12.819 votos, contra 6.455 do adversário Adriano Zanotto. No dia 1º de janeiro, ele vai suceder Tullo Cavallazzi Filho, que a partir de 2016 será conselheiro federal da entidade.

O presidente eleito é especialista em Direito Comercial e mestre em Direito da Empresa e por mais de dez anos foi professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Também presidiu a Comissão Nacional do Jovem Advogado da OAB. A chapa vencedora tem ainda o vice-presidente Luiz Mário Bratti, o secretário-geral Maurício Voos, a secretária-geral adjunta Cláudia Prudêncio e o diretor tesoureiro Rafael Horn.

Rio Grande do Norte
No Rio Grande do Norte, foi escolhido o advogado Paulo Coutinho para comandar a Ordem no estado. Ele foi eleito com 53% dos votos válidos, enquanto Magna Letícia teve 47%. O atual presidente da seccional potiguar, Sérgio Freire, foi eleito conselheiro federal da OAB.

Paulo de Souza Coutinho Filho exerce a advocacia desde 1994, atuou na Escola Superior de Advocacia e foi secretário-geral da OAB-RN (2004-2006 e 2009-2012). No meio desse período, ocupou a vice-presidência da entidade. Hoje, é presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (Caarn), cargo no qual deve permanecer até o final da gestão, em 31 de dezembro de 2015.

Ele vai atuar juntamente com Marisa Rodrigues de Almeida Diógenes (vice-presidente), Kaleb Campos Freire (secretário-geral), Priscila Coelho da Fonseca Barreto (secretária-geral adjunta) e Carlos Alberto Marques Júnior (tesoureiro).

Paraná
José Augusto Araújo de Noronha, da Chapa XI de Agosto, será o novo presidente da OAB no Paraná. O candidato da situação venceu o candidato Samir Mattar Assad, segundo o jornal Gazeta do Povo. Atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Noronha vai substituir Juliano Breda, atual presidente da OAB-PR e integrante da mesma chapa.

Estão no mesmo grupo Irton Martins Molina (vice-presidente), Marilena Indira Winter (secretária-geral), Alexandre Hellender de Quadros (secretário-geral adjunto) e Fabiano Augusto Piazza Baracat (tesoureiro).

Amapá
Em votação apertada, Paulo Campelo foi reeleito presidente da seccional do Amapá, com 26 votos à frente do segundo colocado. Ele conquistou 633 votos, enquanto o advogado Ulysses Trasel teve 607, de acordo com o Diário do Amapá.

O vice é o advogado Auriney Uchôa de Brito. Também compõem a gestão Rivaldo Valente Freire (secretário-geral), Roâne de Sousa Góes (secretária-geral adjunta) e Jorge José Anaice da Silva (tesoureiro).

No Rio de Janeiro, venceu o atual presidente da seccional fluminense, Felipe Santa Cruz, enquanto Juliano Costa Couto foi definido como novo presidente da OAB-DF.

Confira o calendário eleitoral:
17/11 – Pará, Paraíba, Rondônia e Rio Grande do Sul
18/11 – Alagoas e São Paulo
19/11 – Espírito Santo e Pernambuco
20/11 – Acre, Ceará, Maranhão e Mato Grosso do Sul
21/11 – Minas Gerais e Piauí
25/11 – Bahia e Tocantins
27/11 – Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Roraima e Sergipe

*Texto modificado às 22h do dia 16 de novembro de 2015 para atualização de informações.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!