Política de ordem

Vamos ampliar os plantões da Comissão de Prerrogativas e o transporte gratuito

Autor

15 de novembro de 2015, 15h00

O papel histórico e social da Ordem dos Advogados do Brasil sempre foi algo impossível de negar. E nestes três anos em que estamos à frente da presidência da seccional do Rio de Janeiro, procuramos administrar entendendo a importância deste papel da OAB, entendendo que, acima de tudo, estávamos conduzindo uma das instituições mais sólidas e importantes do Brasil.

Nosso compromisso com os advogados sempre será o de estar ao lado deles, lutando por melhores condições de trabalho, atuando sem hesitação na defesa de suas bandeiras e demandas. Sim, a OAB é História com H maiúsculo. Mas uma instituição para continuar sendo História precisa ter Futuro. E disso nós estamos cuidando. Tornamos projetos concretos, mas continuamos planejando. O foco é sempre melhorar a vida do advogado.

Nós não paramos: já está em pleno vapor o sistema de transporte gratuito para os advogados, com 18 linhas, e o estudo para novos trajetos de acordo com as demandas dos colegas. Investimos também no curso presencial para orientar sobre o novo Código de Processo Civil, totalmente gratuito, com lições introdutórias, para completar o que já foi feito com o curso online.

E dentro do nosso plano de modernização tecnológica já temos planejada a instalação de 12 novos núcleos digitais e 470 computadores – vamos ampliar os benefícios nesta área. Um deles é o acesso mobile ao Recorte Digital, com a criação de um aplicativo. E toda a gama de serviços da OAB igualmente acessíveis por esse aplicativo. Instalamos a Escola de Inclusão Digital de Niterói, já pensando nas próximas, e propondo cursos itinerantes.

Continuamos cobrando dos tribunais que a implantação dos processos eletrônicos ocorra gradativamente, de modo a não afetar o desempenho dos advogados. Futuro depende também de presente, com todas as iniciativas que temos implantado na área de Saúde, investimos no plano odontológico gratuito para o interior do estado, ampliando o atendimento. Saúde é qualidade de vida e isso retorna em melhor desempenho profissional.

Não podemos nunca deixar de atuar neste tópico: é preciso facilitar cada vez mais o desempenho profissional dos advogados, nossa razão de ser. Criaremos o programa Prerrogativa Itinerante, que vai distribuir cartilhas para serventuários e juízes de todo o
estado para informar e conscientizar sobre os direitos dos advogados.

Também ampliaremos os plantões da Comissão de Prerrogativas. E, seguindo o exemplo de campanhas como a Mais Justiça, vamos cobrar dos tribunais a melhoria do atendimento nos juizados especiais e na primeira instância, lutando também por mais juízes, mais servidores e mais varas nas comarcas do interior. E vamos atender a uma grande demanda de nossa classe, que é a criação da sociedade de advogado unipessoal, que permitirá a ampliação do acesso da classe aos benefícios fiscais trazidos pelo Simples Nacional.

Seguiremos também muito firmes na luta para implantar o sistema de eleição direta para a escolha da lista sêxtupla dos advogados no Quinto Constitucional. Com o voto de todos os colegas, o processo será democratizado. Já fizemos muito, mas este muito não pode ser comparado ao que ainda faremos. A OAB tem passado, presente e, com nosso trabalho, um grande Futuro, cada vez mais respeitada pela sociedade.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!