Menos burocracia

Governo e Justiça Eleitoral enviam ao Congresso projeto de identificação única

Autor

28 de maio de 2015, 20h51

O governo federal e a Justiça Eleitoral enviaram nesta quinta-feira (28/5), ao Congresso Nacional, o projeto de lei que institui Registro Civil Nacional (RCN). O projeto é assinado pela presidente Dilma Rousseff (PT) e pelo ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. A ideia é unificar o cadastro de identificação de todos os brasileiros.

Valter Campanato/Agência Brasil
Dilma e Toffoli são os responsáveis pelo projeto de identificação única.
Valter Campanato/Agência Brasil

De acordo com a proposta, o RCN vai identificar de maneira centralizada a identidade de cidadão brasileiro desde o seu nascimento até a sua morte, informando eventuais mudanças de Estado e capacidade civil. O documento também possibilitará a sua recuperação em todo o território nacional e dispensará a apresentação de outras identificações.

A emissão ficará a cargo da Justiça Eleitoral, que já contém o número de identificação do cidadão, garantido pela coincidência de suas impressões digitais e faciais com a de todos cidadãos presentes na base de dados.

A Justiça Eleitoral administra o maior cadastro de cidadãos de toda América Latina. São mais de 142 milhões de eleitores, sendo 24,5 milhões já registrados biometricamente. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!