Mais que sonho

Fachin agradece indicação ao Supremo e se diz comprometido com o futuro

Autor

19 de maio de 2015, 21h22

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Indicação Luiz Edson Fachin para o STF foi aprovada no Senado por 52 votos a 27Marcelo Camargo/Agência Brasil

Depois de ter a indicação de seu nome para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal aprovada pelo Senado, nesta terça-feira (29/5), o professor e advogado Luiz Edson Fachin divulgou nota afirmando que chegar à corte é a "concretização de uma trajetória que a partir de hoje se converte em compromisso com o presente e com o futuro".

Civilista e professor, Fachin é dono de posições definidas. É um dos grandes defensores da posição acadêmica de que o Direito Civil se submete à Constituição e deve ser uma realização da vontade constitucional, e jamais o contrário. [Clique aqui para ler mais sobre as posições e a trajetória de Fachin]

Último ministro a ser nomeado para o STF, Luís Roberto Barroso comemorou a aprovação do nome de Fachin pelo Senado. "Está em Camões: 'As coisas árduas e lustrosas se alcançam com trabalho e com fadiga'. A digna altivez com que o professor Fachin enfrentou as críticas mais ferozes valorizam-no como ser humano. E certamente reforçaram o seu espírito  para ser um juiz sereno e independente”, afirmou Barroso.

O ministro Teori Zavascki, por sua vez, afirmou que a aprovação foi merecida. "Luiz Edson Fachin é um jurista à altura do tribunal e vai qualificar ainda mais a Suprema Corte de nosso país."

Leia a nota de Fachin:

Agradeço ao Senado Federal e à Presidência da República a indicação confirmada para desempenhar a honrosa missão de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Para mim e para toda a minha família é um momento de grande emoção e felicidade.

Chegar ao Supremo Tribunal Federal não é apenas a realização de um sonho e sim, especialmente, a concretização de uma trajetória que a partir de hoje se converte em compromisso com o presente e com o futuro.

Brasília 19 de maio de 2015, dia de Santo Ivo.

Luiz Edson Fachin

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!