Taxas insuficientes

Recolhimento de custas pode ser complementado em até cinco dias

Autor

18 de maio de 2015, 13h46

Quem paga apenas parte das custas do processo tem até cinco dias para complementar o valor. Segundo a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, o recolhimento parcial de alguma taxa representa preparo insuficiente e permite a complementação, conforme prevê o parágrafo II do artigo 511 do Código de Processo Civil.

Segundo o colegiado, a possibilidade de complementação deve ocorrer de maneira ampla e de acordo com o ideal do acesso à Justiça, pois tal medida foi instituída para viabilizar a prestação jurisdicional. No caso julgado, o porte de remessa e retorno foi recolhido integralmente, mas as custas judiciais devidas na origem para o processamento do recurso especial não.

Segundo o relator do caso, ministro Antonio Carlos Ferreira, o recolhimento posterior das custas complementares foi correto, pois houve o recolhimento integral apenas do porte de remessa e retorno. O ato foi comprovado na interposição do recurso. A parte, ao ser intimada para complementar o pagamento das custas locais, recolheu o valor adicional dentro do prazo de cinco dias.

O ministro também esclareceu que o preparo recursal compreende o recolhimento de todas as verbas previstas em norma legal, indispensáveis ao processamento do recurso, como custas, taxas, porte de remessa e retorno. Ferreira mencionou ainda que, antes da Lei 9.756/98, a jurisprudência do STJ já admitia a complementação do preparo em hipóteses de mera insuficiência, sobretudo quando a diferença entre o valor devido e o recolhido fosse irrisória.

Com a edição da lei, o CPC passou a permitir a complementação no prazo de cinco dias, desde que recolhida uma das verbas e não recolhidas as demais. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Clique aqui para ler o voto do relator.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!