Abraço póstumo

Faculdade de Direito da USP comemora centenário de professor Goffredo​

Autor

14 de maio de 2015, 14h24

O professor catedrático Goffredo da Silva Telles Júnior, que morreu em 2009, será homenageado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo na próxima sexta-feira (15/5), a partir das 18h. O evento será no Salão Nobre e vai reunir professores, estudantes, ex-alunos e autoridades. Na lista de convidados estão o vice-presidente da República, Michel Temer, o ator Juca de Oliveira e o jurista Celso Lafer.

www.goffredotellesjr.adv.br
O professor Goffredo em foto de maio de 2005, quando completou 90 anos.
Divulgação

Goffredo completaria cem anos anos no dia 16 de maio. Dois dias antes de morrer, ele foi reconhecido como professor emérito da instituição. O objetivo é fazer agora uma “entrega simbólica” do título.

O professor teve atuação significativa durante a ditadura militar, ao participar do movimento que cobrava o restabelecimento do estado de Direito. Foi ele quem leu a famosa “Carta aos Brasileiros”, em 1977, discurso contra o regime de exceção declamado em frente às Arcadas da Faculdade do Largo São Francisco.

Hélio Campos Mello
Goffredo lê a Carta aos Brasileiros, em 8 de agosto de 1977, contra o regime militar.
Hélio Campos Mello

Formado pela mesma faculdade em 1937, ele começou a dar aulas em 1940 e permaneceu 45 anos na instituição. Focava-se nas aulas de Introdução à Ciência do Direito, foi vice-diretor da instituição (1966 a 1969) e organizou cursos de pós-graduação entre 1972 e 1974. Só se aposentou em 1985, quando completou 70 anos.

Também foi deputado constituinte em 1946, secretário municipal da Educação e Cultura em São Paulo, presidente de associações e membro fundador do Museu Lasar Segall, entre outros trabalhos executados durante sua carreira.

Serviço:
Data: 15 de maio
Horário: 18h
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP
Endereço: Largo São Francisco, 95, 1º andar

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!