Independência e autonomia

Pendências de outros Poderes não podem tornar Executivo inadimplente

Autor

12 de maio de 2015, 21h58

Pendências de outros Poderes não podem gerar inscrição do Executivo como inadimplente. Com esse entendimento, o Supremo Tribunal Federal concedeu liminar para o estado de Alagoas com o objetivo de impedir sua inscrição nos cadastros de inadimplência da União por pendências de órgãos de outros Poderes que não ele próprio.

A decisão foi proferida na segunda-feira (11/5) na Ação Cível Originária (ACO) 2.661, que suspendeu a inscrição nos cadastros até o julgamento final do caso. As pendências em questão estão vinculadas à Assembleia Legislativa e ao Ministério Público junto ao Tribunal de Contas estadual.

Segundo o entendimento adotado pelo ministro Celso de Mello, a inscrição do governo estadual implica violação do princípio da intranscendência ou da pessoalidade das sanções e medidas restritivas de ordem jurídica.

Levando em conta que os Poderes são independentes e autônomos, disse o ministro, não há como se imputar ao Executivo o cumprimento de obrigação assumida por outros Poderes, uma vez que não é solidário legal da referida obrigação.

O relator destacou que tal princípio tem sido reafirmado pelos ministros do Supremo em jurisprudência. A decisão na ACO deverá ser referendada pelo Plenário. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Clique aqui para ler a decisão.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!