Bastidores da corte

História oral do Supremo é tema de livro que será lançado pela FGV

Autor

12 de maio de 2015, 14h21

Quando ainda atuava no Supremo Tribunal Federal, o ministro Nelson Jobim já sabia: assim que o colega Moreira Alvez fazia um sinal com os olhos, era hora de pedir vista. O ministro aposentado Célio Borja já bateu o telefone na cara de um “sujeito atrevido” que quis conduzir seu voto. E o também aposentado Joaquim Barbosa relata ter passado por um “inferno” ao ser relator da Ação Penal 470, o processo do mensalão.

Essas histórias fazem parte do projeto História Oral do Supremo Tribunal Federal, da Fundação Getulio Vargas, que reúne depoimentos de ministros da corte entre 1988 a 2013. A primeira coleção de livros, sobre os ministros Cezar Peluso, Sepúlveda Pertence e Sydney Sanches, será lançada na próxima sexta-feira (15/5), no Rio de Janeiro.

A iniciativa também envolve a produção de vídeos com uma série de entrevistas e é coordenada por Jobim e Fernando Fontainha, professores da FGV Direito Rio. Segundo a instituição, foram entrevistados 20 ministros e registradas mais de 100 horas de depoimentos inéditos.

“O que se pretende é a construção de uma biografia institucional do STF com o marco temporal da vigência da Constituição Federal de 1988, sendo certo que esta se consubstancia numa espécie de biografia coletiva daqueles que o integram e o integraram nesse período”, aponta o resumo do projeto.

Interessados em participar do lançamento devem enviar e-mail ao endereço [email protected].

Serviço
Lançamento do projeto História Oral do Supremo Tribunal Federal
Data: 15/5
Horário: 11h
Local: FGV Direito Rio
Endereço: Praia de Botafogo, 190, 12º andar. Rio de Janeiro – RJ
Mais informações: (21) 3799-4608

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!