Regime de urgência

Plenário do Senado terá que votar indicação de Fachin nesta quarta-feira

Autor

12 de maio de 2015, 23h03

A indicação do jurista e professor Luiz Edson Fachin ocupar uma cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal foi aprovada nesta terça-feira (12/5) na Comissão de Constituição Justiça do Senado. Por 20 votos a 7 e depois de uma sabatina de quase 12 horas, a CCJ escolheu recomendar ao plenário do Senado a aprovação de Fachin para o STF.

Depois da votação, o relator da sabatina, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), pediu que a indicação do advogado fosse enviada ao Plenário em regime de urgência. O pedido foi aceito à unanimidade. Segundo o senador explicou, por regra regimental, o presidente do Senado é obrigado a pautar a discussão para esta quarta-feira (13/5).

A longa duração da sabatina foi motivo de bastante reclamação entre os senadores. Houve quem comentasse de que se tratou de uma estratégia do governo para forçar a discussão da indicação em plenário na mesma semana da sabatina. Isso porque o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) anunciou que só pautaria a indicação para a terça da semana que vem, dia 19.

Na saída da sabatina, entretanto, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) disse que as respostas de Fachin aos senadores “tranquilizaram os diversos grupos” de senadores, e a expectativa era de que não houvesse grandes embates no plenário. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!