Campanha aberta

Conheça as propostas dos candidatos a procurador-geral da República

Autor

18 de junho de 2015, 19h24

A campanha para o cargo de procurador-geral da República já começou nos últimos dias, depois que quatro candidatos decidiram disputar a vaga. Todos eles já enviaram mensagens a integrantes do Ministério Público Federal em um fórum interno e devem participar de debate no dia 29 de junho, em Brasília, promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). A votação será em agosto.

Na tentativa de renovar o mandato, o atual chefe da PGR, Rodrigo Janot, afirma estar “consciente do momento grave e das ameaças que pesam sobre a instituição”. Para ele, “cenários externos críticos” surgiram principalmente com as investigações e denúncias ligadas a casos de corrupção.

Janot tem sido alvo de críticas de políticos que entraram numa lista de investigados por suposta relação com irregularidades apontadas pela operação “lava jato”. Há um movimento no Congresso para tentar barrar a recondução do procurador-geral, caso escolhido pela presidente Dilma Rousseff (PT).

O subprocurador-geral Carlos Frederico Santos promete manter “canal aberto e direto com os integrantes de todos os níveis da carreira”, além de diálogo com entidades sociais e representantes dos três Poderes.

Mario Bonsaglia diz que dedicou quase 25 anos de carreira ao MPF, promete criar mecanismos de integração entre colegas de instâncias diferentes e defende que o exercício do poder investigatório do Ministério Público seja “acompanhado da estrutura necessária”.

A subprocuradora Raquel Dodge citou seus 27 anos de carreira na instituição; o pai — o subprocurador-geral da República aposentado José Rodrigues Ferreira —; o combate à corrupção e a preocupação em chegar a “resultados efetivos”.

Leia a íntegra das manifestações:

Rodrigo Janot, procurador-geral da República.
Carlos Frederico Santos, membro da 7ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF.
Mario Bonsaglia, coordenador da 7ª Câmara de Coordenação e Revisão. 
Raquel Dodge, membro da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (Criminal).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!