Falha no envio

Devedor não é responsável por erro na remessa do depósito bancário judicial

Autor

17 de junho de 2015, 10h04

Devedor não pode ser responsabilizado por erro na remessa do depósito bancário judicial. Com esse entendimento, a 10ª Turma de Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) manteve decisão que indeferiu o pedido de um trabalhador para aplicação de multa e antecipação do vencimento das parcelas residuais do acordo remetido erroneamente a outro destino.

Conforme esclareceu o relator, Vítor Salino de Moura Eça, o depositante não participa da remessa do depósito bancário para a Vara do Trabalho onde corre o processo, cabendo a ele informar o número correto do processo. E, por meio do número do processo informado, o banco o envia e faz as demais conexões.

No caso em questão, o pagamento foi feito por meio da internet e acolhido pela instituição financeira, que o encaminhou para Belo Horizonte, quando deveria ter enviado para Contagem. No entendimento do relator, esse equívoco não pode ser imputado ao depositante, especialmente porque o número do processo indicado contém o código da 5ª Vara do Trabalho de Contagem.

"Nesse caminho, não houve descumprimento do acordo como sustentado pelo exequente, pois além de ter sido ajustado o pagamento sem indicar o local do depósito bancário, ainda se pactuou a utilização da e-guia [guia eletrônica], cuja sistemática é justamente possibilitar o pagamento das parcelas do acordo em qualquer agência e por meio do internet banking" , concluiu o magistrado, negando provimento ao recurso apresentado pelo trabalhador. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-3.

Processo 0010951-54.2014.5.03.0131

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!