Dieta judicial

Inglaterra pretende fechar um quinto dos tribunais de primeira instância

Autor

17 de julho de 2015, 10h27

O Ministério da Justiça britânico quer, de novo, reduzir o tamanho do Judiciário. Cinco anos depois de fechar quase um quarto das cortes de primeira instância, o plano é fazer um corte semelhante. Dessa vez, um quinto dos tribunais de primeira instância que sobreviveram em 2010 devem ser encerrados.

A proposta foi anunciada nesta sexta-feira (17/7), com a abertura de uma consulta pública sobre o assunto. O objetivo é o mesmo de 2010: economizar. Segundo o governo, a economia anual pode chegar a 30 milhões de libras (quase R$ 150 milhões) mais o valor dos prédios, estimado em 35 milhões de libras (cerca de R$ 170 milhões).

O secretário de Justiça britânico, Michael Grove, explicou que devem ser fechadas as cortes que têm pouco movimento. De acordo com ele, no ano passado, mais de um terço dos tribunais de primeira instância pelo país não foi usado para audiências e julgamentos por mais da metade do tempo. Grove prometeu que, mesmo com o fechamento, quase todos os cidadãos vão conseguir chegar até um tribunal em até uma hora de locomoção.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!