Consultor Jurídico

Direito na Europa

Por Aline Pinheiro

Blogs

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Dieta judicial

Inglaterra pretende fechar um quinto dos tribunais de primeira instância

O Ministério da Justiça britânico quer, de novo, reduzir o tamanho do Judiciário. Cinco anos depois de fechar quase um quarto das cortes de primeira instância, o plano é fazer um corte semelhante. Dessa vez, um quinto dos tribunais de primeira instância que sobreviveram em 2010 devem ser encerrados.

A proposta foi anunciada nesta sexta-feira (17/7), com a abertura de uma consulta pública sobre o assunto. O objetivo é o mesmo de 2010: economizar. Segundo o governo, a economia anual pode chegar a 30 milhões de libras (quase R$ 150 milhões) mais o valor dos prédios, estimado em 35 milhões de libras (cerca de R$ 170 milhões).

O secretário de Justiça britânico, Michael Grove, explicou que devem ser fechadas as cortes que têm pouco movimento. De acordo com ele, no ano passado, mais de um terço dos tribunais de primeira instância pelo país não foi usado para audiências e julgamentos por mais da metade do tempo. Grove prometeu que, mesmo com o fechamento, quase todos os cidadãos vão conseguir chegar até um tribunal em até uma hora de locomoção.

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 17 de julho de 2015, 10h27

Comentários de leitores

6 comentários

O Estado abarrota

JA Advogado (Advogado Autônomo)

Todos nós sabemos que o Judiciário brasileiro está abarrotado principalmente por ações que envolvem o poder público,que não cumpre corretamente com as suas obrigações, joga o cidadão na vala comum e recorre até a última instância quando derrotado. Nisso se inclui União, os Estados e os Municípios. As estatísticas dizem isso. Além disso, reconheçamos, também por milhares de demandas que envolvem sonegadores e caloteiros em geral - que são em grande número nesta parte de baixo da linha do Equador.

Analucia

PM-SC (Advogado Assalariado - Civil)

Talvez no Brasil fosse inaplicável essa medida inglesa.
O Brasil é território de extensão continental e tem um grande contingente de pessoas quase e até analfabetas.
Lá, todavia, trata-se de país de pequena extensão territorial e talvez com maioria de povo bem escolarizado e politizado.

reestruturação no judiciário

Dr.Waldiney Guimarães (Advogado Autônomo - Família)

Dra.Ana Lucia, diante de seu comentário, poderia dar um exemplo (indicar a localidade precisa) de vara judicial "com pouco serviço"? agradecimentos antecipados

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 25/07/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.