Cinco na oposição

Candidato da situação para concorrer à OAB de São Paulo ainda é incerto

Autor

10 de julho de 2015, 11h57

A cerca de três meses do início oficial das campanhas para eleição do presidente da seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil — a maior do país — ainda não está definido quem será o candidato pela situação. Já para concorrer como oposição, há cinco candidatos declarados percorrendo as cidades do estado desde o começo do ano: Ricardo Sayeg; Sergei Cobra Arbex; Anis Kfouri; Raimundo Hermes Barbosa; e João Biazzo Filho.

Até 18 de abril, essa dúvida não existia: era dado como certo que o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, concorreria à reeleição. No entanto, nesse dia, ele sofreu um grave acidente de carro no interior paulista. Esta fatalidade, que matou o então tesoureiro da entidade, Carlos Roberto Fornes Mateucci, fez com que Marcos da Costa se afastasse do cargo para fazer tratamento médico — chegando, inclusive, a amputar uma perna.

De acordo com a OAB-SP, ainda não há prazo para seu retorno. Em 23 de junho, sua licença médica foi renovada por mais 30 dias. Enquanto isso, Ivete Senise continua sendo a presidente em exercício da instituição.

Aliados afirmam que, a princípio, Marcos da Costa permanece como candidato da situação. Segundo eles, o presidente licenciado não se manifestou sobre o assunto desde seu acidente, nem para confirmar sua candidatura nem para desistir dela.

Caso ele prefira não concorrer a outro mandato, deverá indicar alguém para representar a situação nas eleições. Na equipe que hoje está à frente da entidade, cogita-se que, se isso ocorrer, o indicado seria o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, Fábio Romeu Canton Filho. 

As eleições para a OAB-SP serão na segunda quinzena de novembro. A campanha oficial terá início 45 dias antes da data marcada para o pleito.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!