Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Honra em jogo

Lula entra com queixa-crime contra senador Ronaldo Caiado no STF

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou ação criminal contra o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), nesta quarta-feira (8/7), no Supremo Tribunal Federal, por calúnia, injúria e difamação.

A queixa-crime, promovida pelos advogados Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins, do Teixeira, Martins & Advogados, pede a condenação que, se confirmada, pode chegar a dois anos de detenção.

O motivo da ação penal é uma publicação de Caiado, em fevereiro deste ano, em rede social. Ele escreveu que "Lula tem postura de bandido. E bandido frouxo!” e, ainda, que “Lula e sua turma foram pegos roubando a Petrobrás” [sic].

Procurado, o senador disse que não recebeu qualquer notificação. Informou, por meio de nota, que a publicação foi feita “quando ninguém tinha coragem de contestá-lo (Lula), e que ele se viu no direito de ameaçar toda a população brasileira insatisfeita com Dilma Rousseff”.

Segundo o parlamentar, o ex-presidente fez discurso, à época, dizendo que convocaria o MST caso movimentos contra o governo fossem para as ruas.

A queixa-crime ainda aguarda distribuição no tribunal.

* Texto atualizado às 15h13, do dia 8/7, para acréscimo de informação.

Revista Consultor Jurídico, 8 de julho de 2015, 14h33

Comentários de leitores

11 comentários

Presidente?

Antonio Fernandes Neto (Advogado Associado a Escritório - Empresarial)

Esse individuo não é meu ex-presidente, sr. Jb. O que essa pessoa fez enquanto estava aboletado no "puder", desaguando no atual desgoverno, deveria pedir para que o esquecessem. Fala asneiras e deve ouvir o que dele pensam e falam. O problema é que o stf está, pelo que nos parece, bem aparelhado.

Democracia

JB (Outros)

Como estamos em um regime de democracia e liberdade de expressão, creio eu que cada um assuma as consequências do que se diz, no caso, o senador pelo seu passado não tem essa moral toda para falar o que falou do nosso ex presidente, na atual conjuntura da situação não precisamos de Stédile e seu exército para manter a democracia, tão somente das forças armadas para conter o golpe ante democracia do grupo direitista.

"cada suposto advogadinho aqui"...

alvarojr (Advogado Autônomo - Consumidor)

Dois bacharéis que se julgam muito iluminados para se submeterem (ou passarem) no Exame de Ordem além do Stédile... Com esse tipo de apoio e menos de 10% de aprovação, realmente o Brahma e sua criatura estão nas alturas mesmo (nas alturas do volume morto).
Álvaro Paulino César Júnior
OAB/MG 123.168

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 16/07/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.