Mais eficiência

2ª Turma do STF julga 3.857 processos no semestre, 10% mais que em 2014

Autor

1 de julho de 2015, 10h01

O presidente da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli anunciou nessa terça-feira (30/6) que a seção julgou 3.857 processos no primeiro semestre. O ministro registrou que, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento superior a 10% no número de processos julgados. Informou, ainda, que foram concedidos, integral ou parcialmente, 20% dos Habeas Corpus e recursos ordinários em HC analisados pela turma.

Toffoli ressaltou o crescimento na quantidade de processos que chega ao STF. “Desejo a todos férias merecidas e um bom descanso, que retomem as forças para reiniciarmos no mês de agosto, já com essa demonstração de que nossos trabalhos vão cada vez mais aumentar no segundo semestre”, disse.

O ministro Celso de Mello, decano da corte, afirmou que tanto na atual presidência quanto na anterior, exercida pelo ministro Teori Zavascki, a 2ª Turma “pôde desincumbir-se de uma série de julgamentos que atingiram mais de 3 mil processos, o que representa um volume muito expressivo na carga processual do STF”.

O decano ratificou a afirmação do presidente no que diz respeito ao aumento do volume de processos no STF. “Já retomamos aquela fase perversa de aumento progressivo e excessivo de causas, não obstante o sucesso inicial propiciado pelo instituto da repercussão geral e da súmula vinculante”, afirmou. “De qualquer maneira, o STF tem sido capaz de dar soluções jurisdicionais aptas e eficientes às matérias, por mais complexas que sejam, que são submetidas à sua jurisdição e competência”, declarou.

1ª Turma
A 1ª Turma do STF não ficou muito atrás da 2ª. Também na terça, a presidente da seção, ministra Rosa Weber, informou que o colegiado julgou 3.835 processos no período. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!