Time de especialistas

Direito Civil é tema de nova coluna da ConJur, que estreia nesta segunda

Autor

31 de janeiro de 2015, 13h38

Ministros, professores e outros especialistas começam a debater o Direito Civil Atual a partir da próxima segunda-feira (2/2) na revista eletrônica Consultor Jurídico. A nova coluna será coordenada pela Rede de Pesquisa de Direito Civil Contemporâneo, uma associação formada por sete universidades públicas brasileiras (USP, UFF, UFC, UFPE, UFRGS, UFSC e UFPR) e duas estrangeiras (Lisboa e Girona) que se dedica a temas do Direito Privado em suas diversas áreas (Direito das Obrigações, Direito das Coisas, Família e Sucessões e Teoria Geral do Direito Civil, por exemplo).

A coluna Direito Civil Atual terá periodicidade semanal, com textos dos membros da Rede de Pesquisa e ainda de convidados especiais. O objetivo é ampliar espaços de diálogo entre a doutrina e a jurisprudência. A coordenação será dos professores Otavio Luiz Rodrigues Junior, que há cerca de três já escreve para a ConJur a coluna Direito Comparado, e Ignacio Poveda, secretário-geral da Universidade de São Paulo.

Os ministros do Superior Tribunal de Justiça Luís Felipe Salomão, Humberto Martins e Antonio Carlos Ferreira farão a interface com a jurisprudência. Também integram o grupo de coordenadores José Antonio Peres Gediel e Rodrigo Xavier Leonardo, da Universidade Federal do Paraná, e Rafael Peteffi da Silva, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Entre os colaboradores estão o jurista Lenio Luiz Streck, colunista da ConJur, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do STJ, e os professores Paulo Nader, Modesto Carvalhosa, Silmara Chinellato, Edson Alvisi, Maria Vital da Rocha, Larissa Leal, Torquato Castro, Judith Martins-Costa, Cesar Fiuza, Roberta Densa, Silvio Venosa, Gerson Branco, Jorge Cesa Ferreira da Silva e Eduardo Tomasevicius.

A Rede de Pesquisa também edita a Revista de Direito Civil Contemporâneo, da Thomson Reuters-Revista dos Tribunais, e já organizou importantes eventos em 2014, como a vinda ao Brasil do catedrático Reinhard Zimmermann, diretor do Instituto Max-Planck de Hamburgo (Alemanha). 

Conheça os coordenadores:

Otavio Luiz Rodrigues Junior é professor doutor do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito (Largo São Francisco) da USP. É pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa (2011) e em Direito Privado Comparado (2012), na condição de pesquisador-visitante, como Bolsista da Sociedade Max-Planck no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht (2011-2012). Também é doutor em Direito Civil pela USP (2006), coordenador da Revista de Direito Civil Contemporâneo – RDCC (Thomson Reuters-RT) e membro do Conselho de Orientação Jurisprudencial da publicação.

Ignacio Poveda Velasco é secretário-geral da Universidade de São Paulo e professor titular de História do Direito da Faculdade de Direito (Largo São Francisco). Foi diretor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP. É bacharel (1982), mestre (1990) e doutor (1996) em Direito Romano pela mesma faculdade. Fez estágio de pós-doutorado na Università degli Studi di Roma I – La Sapienza (1996-1997). Livre-docente em História do Direito e Direito Romano (2000), ainda é coordenador editorial da Revista de Direito Civil Contemporâneo – RDCC (Thomson Reuters-RT).

José Antonio Peres Gediel é professor titular de Direito Civil da UFPR e procurador do Estado do Paraná. Graduado em Direito pela UFRGS, mestre e doutor em Direito pela UFPR e pós-doutor pela Universitè de Montreal. É coordenador editorial da Revista de Direito Civil Contemporâneo – RDCC (Thomson Reuters-RT).

Rodrigo Xavier Leonardo é professor adjunto de Direito Civil nos cursos de graduação e pós-graduação na Faculdade de Direito da UFPR. É mestre (2001) e doutor (2007) em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP (2001). Fez estágio de pós-doutorado na Università Degli Studi di Torino, na Itália (2012-2013), e atuou como visiting fellows no Centro di Diritto Comparato e Transnazionale de Torino (2013). É coordenador editorial da Revista de Direito Civil Contemporâneo – RDCC (Thomson Reuters-RT).

Rafael Peteffi da Silva é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e professor da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina. Tem mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Direito Civil pela USP (2004). É coordenador editorial da Revista de Direito Civil Contemporâneo – RDCC (Thomson Reuters-RT).

Humberto Martins é ministro do Superior Tribunal de Justiça, atualmente ocupando a Presidência da 1ª Seção. Integra a 2ª Turma, a Corte Especial e o Conselho de Administração do STJ. Também é corregedor-geral da Justiça Federal, membro efetivo do Conselho da Justiça Federal e vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam). Foi ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral e ouvidor do STJ. É membro do Conselho de Orientação Jurisprudencial da Revista de Direito Civil Contemporâneo – RDCC (Thomson Reuters-RT).

Luís Felipe Salomão é ministro do Superior Tribunal de Justiça, atual presidente da 2ª Seção. É membro da 4ª Turma e da Corte Especial do STJ e preside a Comissão de Regimento Interno do STJ. Liderou a comissão de juristas montada para elaborar anteprojeto de lei de arbitragem e mediação. É ainda professor emérito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, professor honoris causa da Escola Superior da Advocacia-RJ e membro do Conselho de Orientação Jurisprudencial da Revista de Direito Civil Contemporâneo – RDCC (Thomson Reuters-RT).

Antonio Carlos Ferreira é ministro do Superior Tribunal de Justiça, onde integra a 2ª Seção, a 4ª Turma e a Comissão de Jurisprudência. Foi diretor jurídico da Caixa Econômica Federal.  É membro do Conselho de Orientação Jurisprudencial da Revista de Direito Civil Contemporâneo – RDCC (Thomson Reuters-RT).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!