Ranking de Notícias

Receio de “abusos interpretativos” de juízes com novo CPC foi destaque

Autor

17 de janeiro de 2015, 10h13

O novo Código de Processo Civil ainda nem foi sancionado e já desperta críticas de advogados. Especialistas dizem que, com o poder dado a juízes para ponderar qual norma (e não princípio) deve prevalecer em caso de conflito entre leis, o texto dá margem a abusos interpretativos e decisões com base na subjetividade. Conforme o artigo 486, parágrafo 2º, “no caso de colisão entre normas, o juiz deve justificar o objeto e os critérios gerais da ponderação efetuada, enunciando as razões que autorizam a interferência na norma afastada e as premissas fáticas que fundamentam a conclusão”. Clique aqui para ler a notícia.

Sigilo mantido
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, suspendeu uma decisão que determinava a quebra de sigilo de todos os telefones de um jornal do interior de São Paulo e de um repórter da empresa. Sem avaliar o mérito da ação, ele justificou que a medida é importante para resguardar “uma das mais importantes garantias constitucionais, a liberdade de imprensa, e, reflexamente, a própria democracia”. Clique aqui para ler a notícia.

Reflexo fiscal
O Superior Tribunal de Justiça planeja julgar no dia 26 de janeiro qual a correta aplicação do artigo 40 da Lei de Execução Fiscal quanto à contagem da prescrição intercorrente (ou seja, depois de a ação ser proposta). A decisão terá impacto no andamento das 27 milhões execuções fiscais que tramitam no país envolvendo municípios, estados e a União. A matéria foi submetida ao rito dos recursos repetitivos, e por isso o STJ não vai mais admitir tentativas de derrubar decisões com a mesma tese adotadas em tribunais de segundo grau. Clique aqui para ler a notícia.


Entrevista da semana
O tributarista Sérgio André Rocha afirma que os contribuintes estão perdendo a batalha contra o Fisco em torno do sigilo. “A questão agora é trabalhar por mecanismos de controle do uso das informações pelo Estado”, avalia o advogado. Ele também faz críticas ao modelo brasileiro de tributação de lucros de empresas controladas no exterior. Para Rocha, a Lei 12.973, editada em 2014, pouco mudou sobre a legislação anterior. Clique aqui para ler a entrevista.


Audiência
Medição do Google Analytics aponta que a ConJur recebeu 519,7 mil visitas e teve 932,3 mil visualizações de página entre os dias 9 e 15 de janeiro. A quarta-feira (13/1) foi o dia com mais acessos, quando o site recebeu 107,3 mil visitas.

O texto mais lido, com 34,4 mil acessos, é um artigo do professor e advogado Alvaro de Azevedo Gonzaga que aponta a radiografia do Exame Nacional de Ordem. Com base em levantamento da Fundação Getulio Vargas, ele relata que a média de aprovados nas últimas 11 provas (17,5%) e afirma que a maior vilã da segunda etapa é a dúvida sobre qual área prestar. Clique aqui para ler o artigo.

Com 13,1 mil leituras, a segunda colocada no ranking é a notícia sobre a sanção do aumento salarial dos ministros do Supremo Tribunal Federal e do procurador-geral da República. O valor, que equivale ao teto do funcionalismo público, chegou a R$ 33.763, um reajuste de 14,6% sobre o anterior. A mudança foi sancionada na segunda-feira (12/1), mas já conta a partir do dia 1º. A presidente Dilma Rousseff (PT) também autorizou a gratificação de substituição para juízes que acumulem funções de outras jurisdições. Clique aqui para ler a notícia.


As 10 mais lidas
Estudo da FGV mostra quem passa no Exame de Ordem
Dilma sanciona aumento do salário do STF e nova gratificação para juízes
Novo CPC permite abusos interpretativos do juiz, dizem advogados
Decisão do STJ sobre prescrição atingirá execuções fiscais no país
Ponderação de normas no novo CPC? É o caos. Presidente Dilma, por favor, veta!
Procuradores federais pedem mesmo salário de outras carreiras jurídicas
Juiz arbitrário prende gerente e quem paga a conta é a choldra?
Juiz proíbe show de funkeiro de 12 anos para garantir “ordem pública”
Para não entender os ataques em Paris em nome de um Deus meu
O que é isto – Os novos embargos infringentes? Uma mão dá e a outra…


Manchetes da Semana
Plenário do Supremo julgou cinco vezes mais recursos no último semestre
Supremo quadruplica julgamentos de ações de constitucionalidade em 2014
Juiz cita até contas não comprovadas para ordenar prisão de ex-diretor da Petrobras
São Paulo já pode voltar a cobrar multa para quem consumir mais água
Sócio com 0,12% de capital não é responsável por dívida integral de empresa
Bancos podem manter aplicações de empresas bloqueadas na "lava jato"
Dilma sanciona aumento do salário do STF e nova gratificação para juízes
Decisões em processos idênticos devem ser coerentes, julga TJ-RJ
Novo CPC permite abusos interpretativos do juiz, dizem advogados
STF quer priorizar casos de impacto e acelerar Súmulas Vinculantes
Não cabe prisão preventiva só porque localização de suspeito é desconhecida
"Brasil exagera ao usar regra internacional contra planejamento fiscal abusivo"
Decisão que quebra sigilo de jornal para descobrir fonte é suspensa no STF
Empresas que formaram cartel de próteses são multadas em R$ 2 milhões pelo Cade  

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!