Ação itinerante

AGU fecha 331 acordos previdenciários em 7 vilas de Rondônia

Autor

1 de janeiro de 2015, 7h36

Comunidades de sete vilas de Rondônia que vivem às margens do Rio Madeira foram atendidas pela Advocacia-Geral da União durante os dez dias da expedição do Juizado Especial Federal Itinerante, no final deste ano. Ao todo, 331 acordos previdenciários foram fechados pelos procuradores federais, o que resultou na arrecadação de pelo menos R$ 376 mil e na economia de R$ 131 mil aos cofres públicos. 

A comitiva percorreu cerca de 300 quilômetros do rio e passou pelas vilas Demarcação, Papagaios, Calama, Calvacante, Conceição do Galera, Nazaré e São Carlos. A viagem foi feita em um barco do Juizado Especial Federal, onde as audiências eram feitas até as 21h, inclusive aos sábados e domingos. Havia, também, um médico de plantão na embarcação, para avaliar e fazer perícias nos casos que envolveram incapacidade dos moradores que pleiteavam benefícios.

A AGU enviou representantes das procuradorias federais no Estado de Rondônia (PF/RO) e Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (PFE/INSS). Para os membros do órgão, esse tipo de ação é importante porque o único meio de acesso a estes locais no meio da Amazônia é o barco, já que não há estradas para chegar aos vilarejos. Com informações da assessoria de imprensa da AGU.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!