Conduta ética

Advogados manifestam solidariedade ao ministro Marcelo Navarro

Autor

16 de dezembro de 2015, 12h33

Depois das associações de juízes e da Ordem dos Advogados do Brasil,  escritórios de advocacia manifestam solidariedade ao  ministro do Superior Tribunal de Justiça Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, que teve seu nome citado nas investigações da operação "lava jato". Os membros do Saraiva Advogados Associados publicaram uma carta em apoio ao ministro.

"Aleivosias de mal intencionados não macularão jamais a sua imagem profissional", diz trecho da carta assinada pelos advogados Paulo Lopo Saraiva, André Luiz Pinheiro Saraiva, Fábio Luiz Lima Saraiva, Rodrigo Ferraz Quidute e Augusto César Pinheiro Saraiva. Os autores dizem ter certeza que a conduta de Navarro estará sempre conforme suas condutas morais e éticas. 

Em depoimento prestado no dia 19 de novembro à Procuradoria Geral da República, Bernardo Cerveró, filho de Nestor Cerveró, o ex-diretor de Internacional da Petrobras e que está preso pela operação "lava jato", afirmou que em reunião em que participou o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) foi discutida a nomeação do ministro do Superior Tribunal de Justiça de sobrenome “Navarro”. 

Marcelo Navarro Ribeiro Dantas é o relator dos processos da "lava jato" no STJ. Ele foi nomeado dia 9 de setembro para o cargo pela presidente Dilma Rousseff e tomou posse dia 30.

A acusação não foi bem aceita no mundo jurídico. Associações de juízes e advogados saíram em defesa do ministro do Superior Tribunal de Justiça Marcelo Navarro Ribeiro Dantas. Em nota a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) manifestou repúdio à insinuação de que Navarro não seria independente.

Já o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil declarou não ser tolerável que um juiz seja agredido por ter julgado seguindo suas convicções. Na visão da entidade, isso é um atentado contra a democracia e o Estado de Direito.

Clique aqui para ler a carta do Saraiva Advogados Associados.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!