Segundo mandato

Fabiano Silveira assume segundo mandato como conselheiro do CNJ

Autor

28 de agosto de 2015, 15h04

O conselheiro Fabiano Silveira foi empossado para um novo mandato de dois anos no Conselho Nacional de Justiça nesta quinta-feira (27/8). O ato foi formalizado pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski.

Gláucio Dettmar/Agência CNJ
Conselheiro Fabiano Silveira exercerá
novo mandato de dois anos no CNJ
Gláucio Dettmar/Agência CNJ

A posse do conselheiro foi em caráter administrativo para evitar um intervalo de tempo entre o fim do primeiro mandato, ocorrido no dia 26, e o início do segundo.

A solenidade de posse ocorrerá na próxima terça-feira (1º/9), durante a 215ª Sessão Ordinária do CNJ. Na reunião, cinco novos conselheiros também serão empossados.

A nomeação de Fabiano Silveira para um novo mandato foi oficializada no último dia 26, por meio de decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União (DOU). Indicado pelo Senado Federal, ele ocupa a vaga destinada a cidadãos de notório saber jurídico e reputação ilibada. O conselheiro também atua como ouvidor do CNJ.

Fabiano Silveira é bacharel, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo realizado estudos doutorais na Università degli Studi di Roma – La Sapienza entre 2006 e 2007. É consultor legislativo do Senado Federal para as áreas de Direito Penal, Processual Penal e Penitenciário. Foi membro da Comissão de Reforma do Código de Processo Penal do Senado (2008/2009) e do Comitê Gestor do II Pacto Republicano de Estado por um Sistema de Justiça mais Acessível, Ágil e Efetivo (2009/2010).

O conselheiro também foi professor substituto da Faculdade de Direito da UFMG e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É professor convidado de cursos de especialização e pós-graduação de diversas instituições públicas e privadas. Cumpriu ainda mandato como conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no biênio 2011/2013. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!