Maratona de perguntas

Comissão do Senado aprova novo mandato para Rodrigo Janot na PGR

Autor

26 de agosto de 2015, 20h48

Depois de uma sabatina que durou cerca de dez horas, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (26/8) a recondução do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para ficar mais dois anos no cargo. O placar foi de 26 votos favoráveis e 1 contrário.

Jefferson Rudy/Agência Senado
Janot teve 26 votos dos 27 membros da CCJ
Jefferson Rudy/Agência Senado

O nome do procurador ainda precisa passar pelo Plenário do Senado, onde é necessária a aprovação de ao menos 41 membros da Casa.

Durante a sabatina, Janot foi questionado sobre as polêmicas delações premiadas, a aplicação da teoria do domínio do fato, o ativismo judicial e os vazamentos de informações sigilosas de investigações. E ouviu novas críticas do senador Fernando Collor (PTB-AL), que tem criticado a “seleção” de alguns políticos nos desdobramentos da operação “lava jato”.

Janot foi o preferido em votação conduzida pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) no início de agosto. A lista tríplice foi encaminhada à presidente Dilma Rousseff (PT), que seguiu a tradição de escolher o favorito pela categoria.

O procurador-geral comanda o Ministério Público da União desde 2013 e ingressou na instituição em 1984. Tornou-se procurador regional da República em maio de 1993 e foi promovido a subprocurador-geral em outubro de 2003. Presidiu a ANPR (de 1995 a 1997), foi membro do Conselho Superior do MPF e secretário-geral do MPF, de 2003 a 2005. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!