Eleição na corte

TJ-SP reelege dois integrantes do Órgão Especial e escolhe um novo membro

Autor

21 de agosto de 2015, 16h45

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo elegeram nesta quinta-feira (20/8) três integrantes do Órgão Especial: Antonio Carlos Tristão Ribeiro (reeleito com 184 votos), José Henrique Arantes Theodoro (reeleito com 174 votos) e Luiz Fernando Salles Rossi (eleito com 156 votos).

Arantes Theodoro destacou a expressiva participação dos desembargadores. “O número de votantes demonstra a importância que se dá a esse tribunal.” Dos 356 desembargadores da corte, 332 votaram — índice de abstenções de 6,74%.

A votação, on-line, foi feita de 0h às 16h. O resultado foi anunciado logo em seguida, no Palácio da Justiça, pelo vice-presidente do TJ-SP, desembargador Eros Piceli.

O Órgão Especial é composto por 25 desembargadores: o presidente da corte, os 12 mais antigos e 12 eleitos — estes ocupam a cadeira para um mandato de dois anos, sendo possível a candidatura à reeleição pelo mesmo período.

Currículos
Antonio Carlos Tristão Ribeiro
é natural de Itaporanga (SP) e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Atuou na advocacia e ingressou na magistratura em 1979, quando foi nomeado para a 50ª Circunscrição Judiciária, com sede em São Vicente (SP). Atuou nas comarcas paulistas de Guararapes, Palmital, São Bernardo do Campo e São Paulo. Tornou-se juiz substituto de 2º grau de São Paulo em 1994; em 2002, tomou posse como juiz do extinto Tribunal de Alçada Criminal, e, três anos depois, foi promovido a desembargador do TJ-SP. Foi presidente da Seção de Direito Criminal em 2012/2013 e eleito para integrar o Órgão Especial em 2013.

José Henrique Arantes Theodoro é natural de Santos (SP) e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Atuou como advogado e ingressou na magistratura em 1982, como juiz substituto nomeado para a 5ª Circunscrição Judiciária, com sede em Jundiaí (SP). Judicou nas comarcas paulistas de Bananal, Andradina e Santos e no Foro Regional de Itaquera. Em 1998, ocupou o cargo de juiz substituto em 2º grau de São Paulo. Tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça em 2005 e foi eleito para integrar o Órgão Especial em 2013.

Luiz Fernando Salles Rossi nasceu na capital paulista e formou-se em Direito pela Universidade Mackenzie. Trabalhou com advogado antes de ingressar na magistratura, em 1984, como juiz substituto da 23ª Circunscrição Judiciária, com sede em Botucatu (SP). Trabalho também nas comarcas paulistas de Taubaté, Pitangueiras, Santa Izabel e São Paulo. Em 2003, assumiu o cargo de juiz substituto em 2º Grau e foi promovido a desembargador do TJ-SP em 2009. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-SP.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!